Compositor de sátiras deixou carreira musical para se dedicar à matemática Entretenimento, #CNNPop, Morte, Música CNN Brasil
O cantor satírico, compositor, pianista e professor de matemática, Tom Lehrer, morreu aos 97 anos neste fim de semana.
De acordo com a Variety, amigos afirmaram que ele foi encontrado morto em sua residência em Cambridge, Massachusetts (EUA) no sábado (26).
Lehrer nasceu no Upper East Side, em Nova York, e começou a estudar piano ainda na primeira infância. Ele também se mostrou um prodígio em matemática, se formando na Harvard College aos 15 anos. Um ano mais tarde, aos 16, ele recebeu um mestrado pela universidade e trabalhou irregularmente em um doutorado por 15 anos. Além de lecionar na faculdade em que se formou, ele passou pelas cadeiras do MIT, Wellesley e na Comissão de Energia Atômica.
Mesmo sendo um ás na eletiva desde tão cedo, ele decidiu se aventurar na música e em 1951, aos 22 anos, escreveu uma composição para uma revista de Harvard. Em 1953, ele gravou o disco “Songs of Tom Lehrwer”, que se tornou um sucesso cult com 10 mil cópias vendidas. Em 1959, após um período no exército, Lehrer lançou o segundo álbum, “More of Tom Lehrer” que incluía músicas como “The Elements” ( uma recitação musical da tabela periódica) e “Folksong Army”, que zombava de manifestantes.

Com o sucesso de sua trilogia de discos, Lehrer conciliava sua carreira acadêmica com turnês solos pelos Estados Unidos e em terras internacionais. Entre os temas abordados em suas quase 40 composições mordazes estavam a Guerra Fria, armas nucleares, destruição do meio ambiente e violência. Em 1967, o músico parou definitivamente sua carreira nos palcos e se dedicou integralmente à matemática, passando por cargos de ensino em Harvard.
Ao New York Times nos anos 2000, ele comentou que nunca se sentiu à vontade em fazer grandes apresentações. “Se comprarem meus discos, eu adoro. Mas não preciso de pessoas no escuro me aplaudindo”, comentou.
Tom Lehrer nunca se casou e não deixou herdeiros.