Após quase três anos sem operar, a fábrica da Chery em Jacareí (SP) enfim tem um destino definido. A Caoa Chery e a Chery International chegaram a um acordo e o complexo será doado para a Acteco Brasil, empresa que tem como nome fantasia Omoda & Jaecoo, justamente a divisão da Chery que iniciará a venda de carros no país nos próximos meses.
Conforme antecipado por QUATRO RODAS, a produção nacional pode começar ainda em 2025.
Segundo o jornalista Bruno de Oliveira, do site Automotive Business, as duas empresas chegaram a um acordo. Um documento obtido pela reportagem e assinado pelos donos da Caoa e pelos representantes da Chery International revela que o imóvel da fábrica, com aproximadamente 436 mil m², será doado para a Acteco.

O mesmo documento confirma que a produção começará ainda em 2025, fazendo a montagem de kits CKD importados da China. A fábrica de Jacareí já operava desta maneira com o Arrizo 5 e o Tiggo 2 (depois Tiggo 3X). Isto está alinhado com o que QUATRO RODAS escutou diversas vezes dos executivos da Omoda & Jaecoo, no Brasil e na China. O fato do complexo estar pronto e só precisar de algumas adaptações ajudará a seguir este cronograma.
A Automotive Business ainda conversou com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região sobre a fábrica, que disse não haver nada oficial por parte das empresas. Porém, há rumores sobre uma volta da produção no começo do segundo trimestre e a entidade diz que o Corpo de Bombeiros realizou vistorias no local.
Oficialmente, a Omoda Jaecoo não comentou o assunto e a Caoa Chery não se manifestou sobre o destino da fábrica.

Em outubro de 2023, QUATRO RODAS foi até a China para conhecer os carros da Omoda & Jaecoo em primeira mão e, desde aquele momento, os executivos falavam que tinham interesse em produzir no Brasil e que queriam usar a linha de montagem em Jacareí. Shawn Xu, vice-presidente da Chery International e CEO da Omoda Jaecoo, explicou que o local tem um significado especial, por ser a primeira fábrica da Chery fora da China – o executivo inclusive foi diretor do complexo.
Desde então, a Chery negociava com o Grupo Caoa para conseguir utilizar Jacareí, aproveitando que a operação estava parada. A Caoa encerrou a produção no local em 2022 e dizia que voltaria a fabricar no interior paulista até 2025, após atualizar a unidade para a produção de carros híbridos e elétricos.

O plano da Omoda & Jaecoo era produzir carros de maior volume aqui, como o Omoda 5 e, possívelmente, o futuro Jaecoo 5 – por enquanto, descartado para o Brasil. Zhang Guibin, presidente da Chery International, disse à QUATRO RODAS em 2024 que a meta era transformar a fábrica em um polo de exportação para toda a América Latina, atendendo mercados como Argentina e Chile.
Enquanto o destino da fábrica em Jacareí vai sendo decidido, a Omoda & Jaecoo segue trabalhando para começar a vender os carros importados da China. Após um atraso no início da operação, antes marcada para o final de 2024, a nova data de estreia é o 1º trimestre deste ano, com o SUV cupê Omoda 5 e o utilitário Jaecoo 7, este último na versão híbrida plug-in.