By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Caprichoso e Garantido desautorizam governo do AM sobre edital para o Festival de Parintins 2025 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Caprichoso e Garantido desautorizam governo do AM sobre edital para o Festival de Parintins 2025 
outros

Caprichoso e Garantido desautorizam governo do AM sobre edital para o Festival de Parintins 2025 

Última atualização: 18 de dezembro de 2024 14:01
Published 18 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

Bois enviaram uma notificação extrajudicial para a Secretaria de Cultura solicitando a paralisação imediata do edital que trata da comercialização dos ingressos para o evento
Este conteúdo foi originalmente publicado em Caprichoso e Garantido desautorizam governo do AM sobre edital para o Festival de Parintins 2025 no site CNN Brasil.  Amazonas, -agencia-cnn-, Boi-Bumbá Caprichoso, Boi-Bumbá Garantido, Festival de Parintins CNN Brasil

Contents
Leia MaisTricampeão! Caprichoso vence o Festival de Parintins 2024120 mil turistas, voos extras, famosos em camarotes: a estrutura que move ParintinsCunhã-poranga, Sinhazinha, Amo do boi: conheça representantes de Caprichoso e GarantidoNotificação extrajudicialEntenda a briga pela venda dos ingressos

Os bois-bumbás Caprichoso e Garantido divulgaram uma nota conjunta, na manhã desta quarta-feira (18), onde rebatem a atuação do Governo do Amazonas no edital divulgado nesta semana para venda de ingressos para o Festival de Parintins 2025.

Além da nota, os bois enviaram uma notificação extrajudicial ao governo do AM, solicitando a paralisação imediata do edital que trata da comercialização dos bilhetes.

Na nota, assinada em conjunto por Rossy Amoedo, presidente do Boi Caprichoso, e Fred Goes, presidente do Boi Garantido, os bois-bumbás dizem que “não reconhecem a legitimidade da publicação do Edital de Dispensa de Licitação nº 007/2024, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, que determina unilateralmente a contratação de uma empresa para gerir a venda de ingressos do Festival de Parintins 2025.”

Leia Mais

  • Tricampeão! Caprichoso vence o Festival de Parintins 2024

    Tricampeão! Caprichoso vence o Festival de Parintins 2024

  • 120 mil turistas, voos extras, famosos em camarotes: a estrutura que move Parintins

    120 mil turistas, voos extras, famosos em camarotes: a estrutura que move Parintins

  • Cunhã-poranga, Sinhazinha, Amo do boi: conheça representantes de Caprichoso e Garantido

    Cunhã-poranga, Sinhazinha, Amo do boi: conheça representantes de Caprichoso e Garantido

Notificação extrajudicial

Na notificação enviada para o governo do Amazonas, Caprichoso e Garantido alegam que “a comercialização de ingressos para o Festival de Parintins é de propriedade exclusiva e responsabilidade de Garantido e Caprichoso, conforme contratos privados firmados no exercício de sua autonomia jurídica, respaldada no direito de arena e na propriedade intelectual sobre suas apresentações.”

Os bois dizem, ainda, que a administração estadual “não é proprietária das propriedades intelectuais das apresentações, não possui qualquer nível de ingerência em sua produção ou realização e muito menos possui os meios de garantir sua realização sem anuência e participação dos bumbás.”

As Associações Boi-Bumbá Caprichoso e Boi-Bumbá Garantido vêm a público manifestar que não reconhecem a legitimidade da publicação do Edital de Dispensa de Licitação nº 007/2024, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, que determina… pic.twitter.com/034veMpxD6

— Boi Caprichoso (@boicaprichoso) December 18, 2024

As Associações Boi-Bumbá Garantido e Boi-Bumbá Caprichoso vêm a público manifestar que não reconhecem a legitimidade da publicação do Edital de Dispensa de Licitação nº 007/2024, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, que determina… pic.twitter.com/QEIrE3fPv1

— Boi Garantido (@garantido) December 18, 2024

Conheça Parintins, a “terra da magia” que abriga os bois Caprichoso e Garantido

Entenda a briga pela venda dos ingressos

A venda de ingressos para o Festival de Parintins é feita, há anos, pela empresa amazonense Amazon Best, sempre com anuência e concordância de Caprichoso e Garantido, com os quais a empresa tem um contrato assinado.

Na semana passada, o Ministério Público do Amazonas ingressou com uma Ação Civil Pública solicitando a suspensão da venda de ingressos para a edição 2025 do Festival de Parintins, que ainda não começou, “até que sejam asseguradas condições mais justas e equilibradas.”

Nesta terça-feira (17), o governo do Amazonas divulgou um edital para selecionar uma nova empresa para ser responsável pela parte comercial dos ingressos. Os bois alegam que a decisão foi tomada unilateralmente pela administração estadual, sem consulta e concordância dos associações culturais.

Um dos pontos destacados pelo MP é a “venda casada” de ingressos para o Festival. A atual responsável pela venda só comercializa ingressos conjuntos para as três noites do evento. Até 2024, ao menos, não era possível comprar por meios oficiais para apenas uma das noites.

A CNN solicitou um posicionamento do Governo do Amazonas sobre o caso e aguarda resposta. Abaixo, a íntegra da nota conjunta divulgada pelos bois Caprichoso e Garantido.

Nota conjunta – Caprichoso e Garantido

As Associações Boi-Bumbá Garantido e Boi-Bumbá Caprichoso vêm a público manifestar que não reconhecem a legitimidade da publicação do Edital de Dispensa de Licitação nº 007/2024, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, que determina unilateralmente a contratação de uma empresa para gerir a venda de ingressos do Festival de Parintins 2025.

A decisão, tomada sem consulta ou anuência das agremiações que protagonizam o festival, representa uma grave violação à autonomia das Associações Responsáveis Legais pela execução dos espetáculos dos Bois Garantido e Caprichoso.

A comercialização de ingressos é uma atribuição exclusiva das associações, sendo indispensável para o financiamento dos espetáculos executados no bumbódromo. Este ato desrespeita décadas de tradição e compromete a essência do maior festival folclórico do Brasil.

A medida retira das associações o controle sobre uma das principais fonte de recursos para a produção do espetáculo, ameaçando diretamente a viabilidade do evento e a dignidade dos trabalhadores, artesãos e artistas que dão vida a esse espetáculo.

Além disso, o modelo imposto prejudica diretamente a parceria das associações junto a patrocinadores que, há anos, apoiam o festival.

Reafirmamos que o Festival de Parintins é mais do que um evento: é um patrimônio cultural do povo amazonense, construído pelo esforço coletivo das Nações Vermelha e Azul. Não aceitaremos que decisões unilaterais e alheias às nossas realidades coloquem em risco a grandeza e a autenticidade do festival.

O processo deve ser imediatamente suspenso e o diálogo deve prevalecer para assegurar o respeito às tradições, à autonomia e à cultura dos Bois Garantido e Caprichoso.


  • 1 de 11

    Caprichoso e Garantido começam a disputar o 57º Festival de Parintins nesta sexta-feira (28) • Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa


  • 2 de 11

    Marciele Albuquerque, cunhã-poranga do boi Caprichoso • Alex Pazuello/Secom AM


  • 3 de 11

    Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do boi Garantido • Lucas Silva/Secom AM


  • 4 de 11

    Valentina Cid, sinhazinha da fazenda do boi Caprichoso • Alex Pazuello/Secom AM


  • 5 de 11

    Valentina Coimbra, sinhazinha da fazenda do boi Garantido • Lucas Silva/Secom AM


  • 6 de 11

    Patrick Araújo, levantador de toadas do boi Caprichoso • Alex Pazuello/Secom AM


  • 7 de 11

    Sebastião Jr, levantador de toadas do boi Garantido • Lucas Silva/Secom AM


  • 8 de 11

    Prince do Caprichoso, amo do boi Caprichoso • Alex Pazuello/Secom AM


  • 9 de 11

    João Paulo Faria, amo do boi Garantido • Lucas Silva/Secom AM


  • 10 de 11

    Edmundo Oran, apresentador do boi Caprichoso • Alex Pazuello/Secom AM


  • 11 de 11

    Israel Paulain, apresentador do boi Garantido • Lucas Silva/Secom AM



Este conteúdo foi originalmente publicado em Caprichoso e Garantido desautorizam governo do AM sobre edital para o Festival de Parintins 2025 no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

STF retoma investigação contra Damares Alves por prevaricação; saiba detalhes

Entenda porque a Globo substituiu Luís Roberto do jogo entre Inter e Flamengo pela Copa do Brasil

Vídeo: irmão de ladrão morto na Asa Sul é flagrado invadindo comércio

Pré-venda de shows da Marisa Monte já começou; veja valores dos ingressos 

Após polêmica, filme com Sydney Sweeney fracassa nos Estados Unidos 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Após show no Lollapalooza 2022, Two Feet anuncia retorno ao Brasil 

13 de dezembro de 2024
Cirurgia para aumentar altura existe, mas é extremamente dolorosa; entenda 
Salvador está entre as capitais com as tarifas de transporte público mais caras do Brasil; veja ranking
Ex-Jammil faz rara aparição ao lado da esposa grávida; saiba quem
Governo avalia usar crédito extraordinário para lidar com tarifaço de Trump 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?