Votação para eleger novo papa começa após ritual
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cardeais fazem juramento de sigilo na Capela Sistina antes do conclave no site CNN Brasil. Internacional, Capela Sistina, Conclave, Igreja Católica, Papa CNN Brasil
Todos os 133 cardeais que elegerão o próximo papa realizam um juramento coletivo e individual, prometendo sigilo perpétuo sobre a eleição papal, antes do início do conclave, na Capela Sistina, nesta quarta-feira (7).
O voto prevê observar “com a maior fidelidade o segredo sobre tudo o que, de alguma forma, se relaciona com a eleição do Romano Pontífice”.
“E eu… prometo, juro e juro. Que Deus me ajude e estes Santos Evangelhos que toco com a minha mão”, declara cada um dos 133 clérigos.
Após o juramento a capela entrará em “extra omnes”, ou seja, “todos para fora”. As portas serão fechadas para pessoas de fora, deixando os cardeais votarem.
Os conclaves costumam se estender por vários dias, com várias votações realizadas antes que um candidato obtenha a maioria necessária de três quartos para se tornar papa.
Durante o período, os votantes ficarão hospedados em duas casas do Vaticano e farão o juramento de permanecerem fora de contato com qualquer pessoa que não participe da votação secreta.
Uma chaminé foi posicionada na Capela Sistina, onde ocorrem as votações.
Se a fumaça que sair dela for preta, isso significa que os cardeais não chegaram a um consenso. Se a fumaça for branca, isso indica que um novo papa foi eleito.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cardeais fazem juramento de sigilo na Capela Sistina antes do conclave no site CNN Brasil.