Pontífice morreu após AVC e falência cardíaca, aos 88 anos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cardeais se reúnem para definir funeral do papa Francisco, diz Vaticano no site CNN Brasil. Internacional, Conclave, Igreja Católica, Papa, Papa Francisco CNN Brasil
Os cardeais estão reunidos no Vaticano para decidir a data e os detalhes do funeral do papa Francisco, segundo o Vaticano.
Todos os que fazem parte do Colégio Cardinalício global podem vir a Roma e participar das reuniões diárias da Congregação Geral, de acordo com a Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis”.
Como parte do processo milenar de escolha de um novo papa, cardeais elegíveis — altos funcionários da Igreja nomeados pelo papa — de todo o mundo devem se reunir para o conclave em que o sucessor de Francisco é escolhido. Atualmente, são 136 cardeais elegíveis, mas apenas 120 podem participar.
Mas primeiro, os cardeais devem decidir quando o funeral deve ocorrer e, depois disso, quando o conclave poderá começar.
Papa Francisco é colocado em caixão de madeira no Vaticano
Conclave mais longo para definir um papa durou quase três anos
Morte do papa Francisco deixa “trono vazio”; saiba quem toma as decisões
O período oficial de luto inclui nove dias conhecidos como Novendiales, e o papa deve ser enterrado entre o quarto e o sexto dia após a morte.
O período entre a morte de um papa e a eleição de outro é chamado de “Interregno Papal”.
O corpo de Francisco deve ser levado para a Basílica de São Pedro na quarta-feira (23) para ser velado e permitir que o público preste homenagens, de acordo com o Vaticano.
Depois, no final do período de luto, uma grande missa de corpo presente será celebrada na Basílica de São Pedro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cardeais se reúnem para definir funeral do papa Francisco, diz Vaticano no site CNN Brasil.