Colombiano, que perdeu duas penalidades diante do São Paulo, errou cavadinha em Superclássico argentino Libertadores da América, Atlético Nacional, Boca Juniors, CNN Esportes, Copa Libertadores da América, Futebol internacional, River Plate, São Paulo (time) CNN Brasil
Responsável por dois pênaltis perdidos contra o São Paulo nesta terça-feira (12), o colombiano Edwin Cardona, do Atlético Nacional, transformou-se no principal personagem do empate sem gols pelas oitavas de final da Libertadores.
Quando atuava pelo Boca Juniors, Cardona também virou notícia por uma penalidade que foi bastante criticada na época pelos torcedores xeneizes.
Em maio de 2021, na segunda passagem do meia pelo clube argentino, o Boca enfrentou o arquirrival River Plate nas quartas de final da Copa de la Liga, na Bombonera. Com o placar de 1 a 1 no tempo normal, a partida teve que ser decidida na marca da cal.
Cardona, que havia entrado no segundo tempo, foi um dos escolhidos para a série de pênaltis. Contudo, o colombiano cobrou de cavadinha e parou na defesa do goleiro Leandro Díaz, que fazia sua estreia pelo River naquele dia ao substituir o titular Franco Armani, infectado pela Covid-19.
Edwin Cardona | vs. River Plate. pic.twitter.com/k09gdZW9nI
— Boca NO GOL (@bocanogol) July 7, 2024
Apesar do erro de Cardona, o Boca Juniors venceu o rival por 4 a 2 nas penalidades e se classificou para a fase seguinte.
A cavadinha frustrada, porém, não passou ilesa. Torcedores e jornalistas criticaram a postura do meio-campista pela forma como fez a cobrança em um clássico.
“Se o goleiro fosse Armani, Cardona certamente não teria cobrado de cavadinha. Foi um ato de irresponsabilidade muito grave. O Boca é muito grande para atos tão pequenos”, disse o comentarista Chavo Fucks, da ESPN, na ocasião.
Edwin Cardona conquistou dois títulos argentinos com a camisa do Boca, mas não deixou saudades no clube. Visto como um jogador talentoso, mas irregular, também recebeu muitas críticas por sua forma física, considerada longe do ideal durante as duas passagens pela Bombonera.
-
1 de 7Ana Cardona com a mãe, Caro Cardona (à direita) • Reprodução/Instagram
-
2 de 7Ana Cardona é filha de Edwin Cardona, meia do Atlético Nacional, da Colômbia • Reprodução/Instagram
-
3 de 7Edwin Cardona junto com as duas filhas • Reprodução/Instagram
-
-
4 de 7Edwin Cardona e seus três filhos • Reprodução/Instagram
-
5 de 7Ana Cardona, filha de Edwin Cardona • Reprodução/Instagram
-
6 de 7Ana Cardona, filha de Edwin Cardona, meia do Atlético Nacional • Reprodução/Instagram
-
-
7 de 7Filhos de Edwin Cardona reunidos para comemorar o aniversário de 21 anos de Ana Cardona, filha mais velha do jogador • Reprodução/Instagram