1.410 policiais foram mobilizados no primeiro fim de semana de megablocos; esquema de segurança inclui helicóptero e drones Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Carnaval, PM (Polícia Militar) CNN Brasil
A Polícia Militar do Rio de Janeiro apreendeu 82 objetos perfurocortantes e mobilizou 1.410 policiais durante o primeiro fim de semana de megablocos na região do circuito Preta Gil, no centro do Rio.
Segundo a PM, as apreensões são resultado de um amplo esquema de segurança, que inclui torres de observação ao longo do circuito e monitoramento aéreo com helicóptero e drones equipados com câmeras e software de reconhecimento facial.
O policiamento aéreo reforça a segurança, realizando o monitoramento da área para garantir a tranquilidade dos foliões. #pmerj #servireproteger pic.twitter.com/Lq2sUcaNil
— @pmerj (@PMERJ) January 25, 2026
Em dois dias de folia foram apreendidos objetos como facas, tesouras, estiletes e canivetes. As ações ocorreram durante o desfile dos blocos Chá da Alice, comandado pelo Babado Novo no sábado (24) e no Megabloco da Lexa, no domingo (25), ambos no circuito Preta Gil.
O circuito Preta Gil começa na Praça da Candelária, passa pela Rua 1º de Março e pela Avenida Antônio Carlos e segue até as proximidades do Aterro do Flamengo.
No local de concentração do megabloco, o público só tem acesso à área de desfile por meio dos 23 pontos de revista. Em cada ponto, os policiais atuam com detectores de metais, recolhendo facas, tesouras, vidros ou qualquer objeto que possa ser utilizado como arma.
A coordenação da operação ficou centralizada em um carro-comando próximo ao prédio histórico da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), na Avenida Antônio Carlos. Segundo a polícia, o objetivo do esquema preventivo é garantir a segurança dos foliões e a manutenção da ordem pública.

