By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Carreira da magistratura e vínculo trabalhista: o que está no radar da Anamatra no Congresso
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Carreira da magistratura e vínculo trabalhista: o que está no radar da Anamatra no Congresso
outros

Carreira da magistratura e vínculo trabalhista: o que está no radar da Anamatra no Congresso

Última atualização: 14 de maio de 2025 12:09
Published 14 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Projetos de leis que tratam sobre direitos sociais, carreira da magistratura e regulamentação da Justiça do Trabalho estão entre as prioridades da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O grupo monitora pelo menos 40 proposições em tramitação no Congresso. Uma delas é a Proposta de Emenda à Constituição 187/2012, a PEC das Diretas no Judiciário, que tem apoio total do grupo.

Contents
Conheça o JOTA PRO Trabalhista, solução corporativa que antecipa as movimentações trabalhistas no Judiciário, Legislativo e Executivo“Vícios de constitucionalidade”Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailAtenção no Supremo

O texto assegura a participação dos juízes de 1º e 2º graus na escolha do corpo diretivo e na definição de alterações regimentais em seus tribunais. Está pronta para ser deliberada no plenário da Câmara após passagem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e por uma comissão especial.

As propostas foram apresentadas na agenda político-institucional da Anamatra, lançada nesta terça-feira (13/5) na Câmara dos Deputados. São cinco os eixos prioritários dos magistrados: a independência judicial, os direitos trabalhistas, o acesso à justiça, a democratização do judiciário e a valorização da magistratura.

Conheça o JOTA PRO Trabalhista, solução corporativa que antecipa as movimentações trabalhistas no Judiciário, Legislativo e Executivo

Além da PEC 187/2012, outras 20 proposições têm apoio integral da Anamatra. Entre as propostas de emendas à Constituição, o grupo defende a que garante competência penal à Justiça do Trabalho em relação à exploração do trabalho escravo (PEC 327/2009) e a que isenta servidores aposentados de contribuição previdenciária aos 75 anos (PEC 6/2024).

A lista também inclui o projeto que assegura vínculo empregatício a motoristas de aplicativo de transporte, como Uber e 99 (PL 5069/2019); a proposição que permite à Justiça do Trabalho julgar o limbo previdenciário (PL 6526/2019) e a proposta de isenção progressiva de imposto de renda para aposentados (PL 5338/2009). Leia a agenda político-institucional da Anamatra completa.

Há ainda projetos apoiados com ressalvas. É o caso da PEC que prevê incluir as ações previdenciárias decorrentes da relação de trabalho na competência da Justiça do Trabalho. Para a Anamatra, também é importante unificar a competência sobre acidentes de trabalho, incluindo a parte previdenciária.

“Vícios de constitucionalidade”

A Anamatra é crítica à limitação do período de férias dos servidores públicos em 30 dias e o fim da licença prêmio, previstos pela PEC 435/2018. Segundo os juristas, os 60 dias de férias anuais de magistrados e membros do Ministério Público não pressupõe privilégio, mas são uma “correta forma de compensação por regime de trabalho diferenciado conferido a membros de Poder, para as quais vigem restrições de maior grau”. Para o grupo, a proposta tem vícios de constitucionalidade.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Os magistrados também consideram inconstitucional o projeto que retira a competência da Justiça do Trabalho para julgar as ações cujos contratos de trabalho prevejam remuneração superior ao teto do funcionalismo público (PL 5077/2020).

Outro projeto acompanhado criticamente é o PL 3083/2019, que trata da penhora do percentual de faturamento de empresas em execuções trabalhistas. Segundo a associação, o projeto promove tratamento diferente e prejudicial ao credor trabalhista em relação aos demais credores, pois não há essa limitação no CPC (art. 866). “Portanto, em desacordo com a noção de isonomia, que deve ser observada, também, em relação aos credores que enfrentam execução em outros ramos do Judiciário”, diz.

Atenção no Supremo

A Anamatra acompanha prioritariamente 12 ações no Supremo Tribunal Federal (STF). São nove Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI), entre elas a que questiona a constitucionalidade do teto de gastos, estabelecido pela Emenda Constitucional 95/2016 (ADI 5633). A associação é a autora da ação. Também estão no radar, os recursos extraordinários que discutem a possibilidade de reconhecimento do vínculo de emprego entre os trabalhadores em plataformas digitais e as respectivas empresas e o que trata da possibilidade de reconhecimento do vínculo de emprego em casos de pejotização e trabalho autônomo – REs 1.446.336 e 1.532.603, respectivamente.

You Might Also Like

Dona Ruth é flagrada ao prantos após perder guarda do neto, diz colunista

Mundial de Clubes: veja classificados, confrontos e horários das quartas 

Loja de motocicletas pega fogo e assusta moradores de Taguatinga

Mundial de Clubes: Dortmund vence Monterrey no sufoco e encara Real Madrid 

Análise: Trump pede união de republicanos para votação na Câmara 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Trump diz que EUA estão tendo boas conversas com China 

18 de abril de 2025
Fórmula 1: com brasileiro na lista, conheça os pilotos estreantes 
Apple supera expectativas de lucro, mas vendas de Iphone na China caem 
Esposa de Gilberto Gil revela atitude especial de Ivete Sangalo com cantor
Mesmo após infartar, protetora pedia ajuda para cuidar de 400 cães
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?