Funcionários do governo americano disseram que Putin pode se interessar por um possível acordo de armas nucleares Internacional, Alasca, Donald Trump, Estados Unidos, Rússia, Vladimir Putin CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o foco da reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, será a resolução da guerra na Ucrânia por meio de acordos comerciais com a Rússia.
Mas autoridades do governo afirmam, em particular, que é necessário cogitar incentivos para Putin a fim de impulsionar a paz no leste europeu, disseram duas autoridades americanas.
Os incentivos para o lado russo podem incluir discussões sobre novos acordos comerciais com a Rússia ou um possível acordo de armas nucleares entre os dois países.
“Certamente há uma disposição para discutir parâmetros”, disse um alto funcionário do governo quando questionado se Trump cogitaria uma conversa com Putin sobre um possível acordo de controle de armas com a Rússia.
Mas é improvável que os detalhes de qualquer potencial acordo nuclear sejam discutidos, acrescentou a autoridade.
O governo americano tem trabalhado em estreita colaboração com os europeus antes da cúpula no Alasca, mas ainda há uma impressão entre os funcionários de Trump de que a Europa não entende a necessidade de trazer a Rússia para a mesa de negociações.
“Os europeus não pensam em incentivos há anos”, disse o funcionário do governo.
“É infantil e impraticável”, disse outro funcionário americano sobre a aversão da Europa em manter qualquer conversa que possa ser percebida como uma recompensa à Rússia pela invasão da Ucrânia em 2022.