Governo americano afirmou que premiê também lamentou que Israel “tenha violado a soberania do Catar” e afirmou que não realizará tal ataque novamente no futuro Internacional, Benjamin Netanyahu, Casa Branca, Catar, Donald Trump, Estados Unidos, EUA, Faixa de Gaza, Gaza, Hamas CNN Brasil
A Casa Branca confirmou o telefonema ocorrido nesta segunda-feira (29) entre o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o primeiro-ministro do Catar, no qual Netanyahu “expressou profundo pesar” que um ataque israelense no Catar neste mês tenha matado um militar do Catar.
Um comunicado distribuído pelo governo americano afirmou que Netanyahu também lamentou que Israel “tenha violado a soberania do Catar e afirmou que Israel não realizará tal ataque novamente no futuro”.
O telefonema, realizado durante o encontro entre Netanyahu e o presidente Donald Trump, é um passo significativo para o presidente dos EUA, que busca uma resolução para a guerra em Gaza.
O Catar atuou como intermediário com o Hamas nas negociações.
Durante a ligação, o primeiro-ministro do Catar, xeque Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al-Thani, “acolheu essas garantias, enfatizando a prontidão do Catar em continuar contribuindo significativamente para a segurança e estabilidade regionais”.
“O primeiro-ministro Netanyahu expressou seu compromisso com o mesmo”, acrescentou o comunicado da Casa Branca.
As partes também concordaram em estabelecer um mecanismo para “aprimorar a coordenação, aprimorar a comunicação, resolver queixas mútuas e fortalecer os esforços coletivos para prevenir ameaças”, afirmou a Casa Branca.

