By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Casa Branca limita acesso de agências de notícias a eventos com Trump 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Casa Branca limita acesso de agências de notícias a eventos com Trump 
outros

Casa Branca limita acesso de agências de notícias a eventos com Trump 

Última atualização: 16 de abril de 2025 20:38
Published 16 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Decisão foi tomada depois que o governo americano perdeu uma ação judicial movida pela Associated Press
Este conteúdo foi originalmente publicado em Casa Branca limita acesso de agências de notícias a eventos com Trump no site CNN Brasil.  Internacional, Casa Branca, Donald Trump, Estados Unidos, Imprensa CNN Brasil

Contents
Leia MaisTrump quer que Harvard peça desculpas, diz Casa BrancaCasa Branca: não há “isenções” em tarifas para produtos chinesesCasa Branca diz que negociações com o Irã foram “positivas e construtivas”

As agências de notícias, incluindo a Reuters e a Bloomberg News, não terão mais um lugar permanente no grupo de repórteres que cobrem o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a Casa Branca na terça-feira (15).

A decisão foi tomada depois que o governo Trump perdeu, na semana passada, uma ação judicial movida por outra agência de notícias, a Associated Press, sobre sua exclusão anterior do grupo de imprensa.

Normalmente, o grupo é composto por cerca de 10 veículos que acompanham o presidente aonde quer que ele vá, seja em uma reunião no Salão Oval, onde ele faz declarações ou responde a perguntas, ou em viagens nacionais e internacionais.

Leia Mais

  • Trump quer que Harvard peça desculpas, diz Casa Branca

    Trump quer que Harvard peça desculpas, diz Casa Branca

  • Casa Branca: não há "isenções" em tarifas para produtos chineses

    Casa Branca: não há “isenções” em tarifas para produtos chineses

  • Casa Branca diz que negociações com o Irã foram "positivas e construtivas"

    Casa Branca diz que negociações com o Irã foram “positivas e construtivas”

De acordo com a nova política, as agências de notícias perderão seu lugar habitual no grupo, chamado pool, e, em vez disso, farão parte de um rodízio maior com cerca de 30 outros jornais e veículos impressos.

As agências de notícias tendem a cobrir o presidente e a Casa Branca mais de perto diariamente do que a maioria dos veículos.

Outros clientes da mídia, especialmente organizações de notícias locais que não têm presença em Washington, dependem das agências de notícias para obter reportagens, vídeos e áudio atualizados.

Os mercados financeiros também dependem dos relatos em tempo real das agências de notícias para informações sobre as declarações feitas pelo presidente.

“A cobertura de notícias da Reuters chega a bilhões de pessoas todos os dias, principalmente por meio de milhares de organizações de notícias em todo o mundo que assinam os serviços da Reuters”, disse um porta-voz da agência.

“É essencial para a democracia que o público tenha acesso a notícias independentes, imparciais e precisas sobre seu governo. Qualquer medida do governo dos EUA para limitar o acesso ao presidente ameaça esse princípio, tanto para o público quanto para a mídia mundial”, continuou.

A Reuters continua empenhada em cobrir a Casa Branca de forma imparcial, precisa e independente, acrescentou o porta-voz.

A AP disse que as ações do governo foram um grave desserviço ao povo americano.

“Estamos profundamente desapontados com o fato de o governo ter optado por restringir o acesso de todas as agências de notícias, cuja cobertura rápida e precisa da Casa Branca informa bilhões de pessoas todos os dias, em vez de reintegrar a Associated Press ao pool de agências”, disse a porta-voz Lauren Easton em um comunicado à Reuters.

A Bloomberg não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

Até a posse do governo atual, as três agências de notícias — AP, Bloomberg e Reuters — eram todas integrantes padrão do pool. Mas a Casa Branca barrou a AP em fevereiro depois que ela se recusou a se referir ao corpo de água ao sul dos Estados Unidos como o “Golfo da América”, como Trump havia ordenado que fosse chamado, em vez de “Golfo do México”, como é tradicionalmente conhecido.

Depois de excluir a AP, a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que sua equipe determinaria “quem pode desfrutar do acesso muito privilegiado e limitado em espaços como o Air Force One e o Salão Oval”.

Até então, esses lugares eram decididos pela Associação de Correspondentes da Casa Branca, uma organização formada por jornalistas que cobrem a Casa Branca e o presidente.

De acordo com a orientação fornecida à Reuters por um funcionário da Casa Branca na terça-feira (15), Leavitt terá o poder de determinar os integrantes do grupo diariamente “para garantir que a mensagem do presidente chegue ao público-alvo e que os veículos com experiência no assunto aplicável estejam presentes conforme os eventos o justifiquem”.

A autoridade disse que os veículos de comunicação poderão ser incluídos no grupo “independentemente do ponto de vista substantivo expresso por um veículo”.

Na semana passada, um juiz federal em Washington ordenou que o governo permitisse que os jornalistas da AP participassem de eventos abertos a tipos semelhantes de organizações de notícias no Salão Oval e no Air Force One, bem como em espaços maiores na Casa Branca, enquanto a ação judicial avança.

O juiz considerou que a Casa Branca de Trump retaliou a AP por suas escolhas editoriais, violando as proteções à liberdade de expressão previstas na Constituição dos EUA. A Casa Branca está recorrendo da decisão.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Casa Branca limita acesso de agências de notícias a eventos com Trump no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

BBB 26: Participante “barraqueira” de edição histórica entra no radar da Globo; saiba quem

Homem é condenado por drogar, estuprar e filmar esposa durante anos

Deu em quê? BNews volta a visitar antigo Centro Pan-Americano de Judô em Lauro de Freitas; veja

Petróleo fecha dia em alta com tensões globais, mas cai 1% na semana 

EUA suspendem “loteria de vistos” após ataque a tiros em universidade 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Wesley Safadão e Mileide Mihaile atualizam estado de saúde do filho após cirurgia no crânio: ”Descoberta repentina de um tumor”

25 de setembro de 2025
Pelo menos 773 corpos são registrados em necrotérios no leste da RD Congo 
João Gomes assiste jogo da NBA e dispara: “Nunca deixe ninguém debochar dos seus sonhos”; veja
Direto de Brasília: Bolsonaristas impedem Hugo Motta de assumir mesa da Câmara
Putin diz que há mais de 700 mil soldados russos lutando na Ucrânia 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?