A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), identificou e indiciou um casal responsável pelo abandono de oito filhotes de cachorro em São Sebastião.
A equipe da unidade especializada conseguiu identificar os autores do crime: uma mulher de 35 anos e um homem de 37.
Leia também
-
Vídeo: cachorro é resgatado por bombeiros após cair em bueiro no DF
-
Cachorro-do-mato é resgatado debaixo de carro no DF
No dia 17 de julho, imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que os animais foram deixados dentro de uma caixa de papelão na calçada de uma via pública, na Avenida Comercial em frente ao lote 1571, no Setor Tradicional, em São Sebastião.
Após o abandono, os animais foram resgatados por uma frentista de um posto de combustíveis.
Veja as imagens dos filhotes abandonados:
Os oito filhotes, ainda muito jovens e vulneráveis, foram expostos a risco ao serem deixados sem qualquer proteção, assistência ou chance imediata de sobrevivência, o que caracteriza o abandono como forma de maus-tratos.
Quatro filhotes já foram foram adotados e o restante aguarda por um lar.
A PCDF instaurou inquérito policial para apurar o crime de maus-tratos, previsto no §1º-A do Artigo 32 da Lei 9.605/98, com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.
A DRCA ressalta que qualquer crime contra animais deve ser denunciado por meio do telefone 197, pelo WhatsApp (61) 98626-1197 ou pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br. O sigilo é garantido.