Dupla fez mais de 15 vítimas utilizando a mesma tática; prejuízos ultrapassam R$ 33 mil Distrito Federal, -agencia-cnn-, Golpe, Idosos CNN Brasil
A Operação Sênior da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), conseguiu localizar e prender um casal que aplicava golpes em idosos se passando por vendedores de uma plataforma comercial, em diversas regiões do estado. A prisão aconteceu na última quarta-feira (9), em Taguatinga, após um monitoramento realizado pelos agentes.
De acordo com a polícia, Diego Santos da Silva e Larissa Alves da Silva Magalhães abordaram uma idosa, de 80 anos, oferecendo produtos como travesseiros, panelas e eletrodomésticos, a preços considerados abaixo do mercado.
“Para conferir credibilidade ao golpe, apresentavam-se como funcionários de uma plataforma digital e utilizavam maquininhas de cartão para efetuar as cobranças”, informou a PCDF em nota.
No momento do pagamento, depois de a vítima inserir o cartão e digitar a senha, o casal afirmou que a conexão estava instável e a transação não teria sido concluída.
O pretexto servia para que eles realizassem múltiplas cobranças, pedindo que a mulher passasse o cartão outras vezes e “efetuando diversas transações sucessivas sem o conhecimento da vítima”.
Os golpistas enganaram mais de 15 indivíduos, todos com perfis semelhantes: idosos abordados em locais públicos. De acordo com as investigações, eles repetiam a mesma tática em todas as abordagens, resultando em prejuízos que ultrapassam R$ 33 mil.
O caso foi registrado na 8°DP de Estrutural e os suspeitos foram autuados por estelionato com base no artigo 171, §4º, do Código Penal, cuja pena pode chegar a 5 anos de reclusão, com possibilidade de aumento devido ao fato de a vítima ser idosa.
A polícia ainda alertou a população para nunca entregar cartões a estranhos e desconfiar de promoções com valores muito abaixo do mercado.
“As investigações continuam para identificar outros envolvidos. Informações podem ser repassadas anonimamente pelo número 197”, finalizou a polícia.