By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Casos de câncer de intestino vêm crescendo no Brasil, dizem médicos a Kalil 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Casos de câncer de intestino vêm crescendo no Brasil, dizem médicos a Kalil 
outros

Casos de câncer de intestino vêm crescendo no Brasil, dizem médicos a Kalil 

Última atualização: 6 de junho de 2025 17:26
Published 6 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Tema será debatido no “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” de sábado (7), às 19h30, na CNN Brasil  Saúde, Câncer, Câncer de Intestino, CNN Sinais Vitais, Roberto Kalil CNN Brasil

Contents
Leia MaisExercício físico reduz retorno do câncer de intestino, aponta estudoTudo o que você precisa saber antes de fazer um check-up médicoOzempic e similares podem reduzir risco de câncer, sugere estudo

A ocorrência de câncer de intestino vem aumentando em todas as faixas etárias no Brasil, de acordo com os médicos convidados do “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” deste sábado (7). Nele, o Dr. Roberto Kalil recebe especialistas para falar de um dos tipos de câncer que mais crescem no mundo, principalmente entre pessoas mais jovens.

Um dos grandes desafios do câncer de intestino é o combate aos principais fatores de risco, que estão associado a estilo de vida. “Dieta desbalanceada, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool… É um padrão comportamental. É por isso que a gente fala que a gente tem uma dificuldade maior de ter ações preventivas”, afirma Samuel Aguiar, cirurgião oncológico do Hospital A.C. Camargo. Ele e o oncologista Óren Smaletz, do Hospital Israelita Albert Einstein, são os convidados desta semana do Dr. Kalil.

Leia Mais

  • Exercício físico reduz retorno do câncer de intestino, aponta estudo

    Exercício físico reduz retorno do câncer de intestino, aponta estudo

  • Tudo o que você precisa saber antes de fazer um check-up médico

    Tudo o que você precisa saber antes de fazer um check-up médico

  • Ozempic e similares podem reduzir risco de câncer, sugere estudo

    Ozempic e similares podem reduzir risco de câncer, sugere estudo

De acordo com o especialista, a incidência de câncer de intestino tem caído nos Estados Unidos e em países da Europa, mas em uma faixa etária específica, que é alvo das ações preventivas: acima dos 50 anos.

“Ao contrário, na faixa etária que não é alvo de ações preventivas e que nunca ninguém imaginava que pudesse ser, que é de 49 anos para baixo, tem crescido. A gente começa a ver casos hoje em pessoas com 25, 30 anos, coisa que nunca se imaginava antes, mas que começa a aparecer com alguma frequência e que não é baixa mais”, analisa Aguiar.

Segundo os especialistas, embora haja fatores de risco genéticos ou relacionados a outros problemas de saúde, há uma grande influência em fatores de risco “evitáveis” e ligados ao estilo de vida na ocorrência de câncer de intestino.

“A gente sabe que o câncer colorretal está relacionado com sedentarismo, com obesidade, tabagismo. Cerca de 15% dos cânceres colorretais têm como fator de risco puramente o tabagismo. O álcool em excesso, as dietas também”, explica Smaletz. “Dietas ricas em fibras, em cálcio, pouca gordura, pouca carne e ultraprocessados são dietas que realmente protegem contra o câncer colorretal”.

Estes fatores, porém, já são bastante conhecidos por aumentar o risco da doença em pessoas acima de 50 anos. Mas o que explica o crescimento entre indivíduos jovens? “Essa é uma pergunta que as mais importantes e poderosas agências de pesquisa em câncer do mundo estão atrás da resposta: o que está causando a antecipação da faixa etária? Não existe uma resposta muito clara. A hipótese mais plausível é de que os mesmos fatores de risco, esses hábitos de vida estariam se antecipando para crianças e adolescentes”, explica Aguiar.

“Há aquela expressão que diz que deveríamos abrir menos embalagens e descascar mais aquilo que vamos comer”, afirma Smaletz, destacando a importância de refeições mais baseadas em fibras e alimentos frescos.

Por outro lado, os especialistas destacam que existe um desafio socioeconômico envolvido nesta questão. “Hoje, o que chamamos de dieta saudável é muito cara para a população brasileira. É muito mais barato você comprar um embutido, para uma família de baixa renda”, avalia Aguiar.

Outra barreira enfrentada para a prevenção do câncer de intestino, segundo os especialistas, são os próprios exames preventivos.

“A colonoscopia seria o padrão ouro em um cenário ideal, onde todo mundo conseguisse fazer. Porém, não é o que a gente tem, nem no Brasil, nem na Europa, nem nos Estados Unidos. Na Europa, por exemplo, a taxa de adesão aos programas de rastreamento com colonoscopia não chega a 40%”, afirma Samuel. “É um exame complexo, porque você tem um preparo de intestino, tem sedação para fazer. Em faixas etárias economicamente ativas, você perde dois dias de trabalho”, explica.

Mas há alternativa. O exame de sangue oculto nas fezes é uma opção mais barata, mais rápida e acessível que permite a triagem de quem realmente precisa ser encaminhado para a colonoscopia.

“Uma pesquisa de sangue oculto nas fezes detecta traços de sangue não visíveis a olho nu. Se ela vem positiva, não significa que aquela pessoa tenha câncer, só significa que ela tem que fazer uma colonoscopia”, finaliza Samuel.

O “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” vai ao ar no sábado, 07 de junho, às 19h30, na CNN Brasil.

Câncer de intestino cresce entre jovens no mundo, alerta estudo

 

You Might Also Like

Novo VW Tiguan é registrado no Brasil com cinco lugares; descubra quando chega

Bolsonaro pode ser convocado para depor na CPI do INSS; saiba detalhes

Polícia Federal encontra fortuna em espécie na casa de diretor do banco Master

Justiça manda soltar alvo de operação que apreendeu Porsche no DF

Mistério resolvido? Qual atriz interpreta Dorothy em “Wicked 2” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Estatais fecham abril com déficit de R$ 1,4 bi, pior da história para o mês 

30 de maio de 2025
Fórmula 1: Bortoleto tenta tirar pontos positivos após estrear com abandono 
Estátua de Preta Gil e Gilberto Gil é inaugurada em Copacabana, no Rio 
Bortoleto se destaca e garante melhor posição de largada desde estreia na F1
CPMI do INSS pede prisão preventiva e quebra de sigilo de Nelson Wilians 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?