By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Casos de “virose” no litoral de SP passam de 11 mil, segundo levantamento da CNN 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Casos de “virose” no litoral de SP passam de 11 mil, segundo levantamento da CNN 
outros

Casos de “virose” no litoral de SP passam de 11 mil, segundo levantamento da CNN 

Última atualização: 9 de janeiro de 2025 07:31
Published 9 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Cidade de Guarujá foi a mais afetada, ultrapassando 2 mil atendimentos; governo do estado monitora situação na região
Este conteúdo foi originalmente publicado em Casos de “virose” no litoral de SP passam de 11 mil, segundo levantamento da CNN no site CNN Brasil.  São Paulo, Litoral de São Paulo, São Paulo (geral), Viroses CNN Brasil

Contents
Veja a situação nas cidades da Baixada Santista:GuarujáSantosMongaguáSão VicenteItanhaémLeia MaisProcon notifica comércios do litoral de SP para reforço de estoques de remédiosGuarujá reforça atendimento médico após surto de virose e fila de espera de 4 horasEm meio a surto de virose, Aquaman do Guarujá tem gastroenterite após mergulho no marCubatãoBertiogaPraia GrandePrevenção e cuidadosConfira outros cuidados:

A Baixada Santista, em São Paulo, enfrenta um “surto de virose” que teve início ainda no mês de dezembro de 2024. Um levantamento da CNN mostra que o número de pessoas com sintomas como diarreia, náuseas e vômito passou de 11 mil casos em cidades do litoral paulista.

Na quarta-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, por meio do Instituto Adolfo Lutz, confirmou a presença de norovírus em fezes humanas coletadas nas cidades de Guarujá e Praia Grande.

“Estamos investigando, em conjunto com a Cetesb, Sabesp e os municípios da Baixada Santista, a fonte que causou esta infecção”, afirmou Regiane de Paula, coordenadora em saúde da coordenadoria de Controle de Doenças da secretaria.

O norovírus é altamente contagioso e transmitido por via oral-fecal. Causador de gastroenterite, o vírus provoca diarreia intensa, vômitos e, em alguns casos, febre alta. Na maioria dos casos, gera quadros leves mas exige atenção, especialmente, em grupos de risco como crianças e idosos.


Baixada Santista de São Paulo registra casos de virose • Reprodução

Veja a situação nas cidades da Baixada Santista:

Guarujá

A cidade de Guarujá foi a mais afetada com o surto, ultrapassando os 2 mil casos. Em algumas unidades de saúde do município, o tempo de espera para atendimento chegou a 4 horas. No último domingo (4), uma mulher de 29 anos morreu após um quadro de virose. A jovem estava no interior de São Paulo e havia retornado de uma viagem ao Guarujá.

Santos

Com 1.930 atendimentos relativos a casos de viroses no município, Santos é a segunda cidade do litoral com o maior número de casos, atrás apenas de Guarujá. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capacidade atual do sistema é suficiente para dar conta da demanda e não há nenhum paciente internado.

“O consumo de alimentos de origem desconhecida e as enchentes causadas pelas chuvas são fatores de risco. Ou seja, cuidados pessoais são fundamentais para manter a saúde”, ressaltou a pasta.

Mongaguá

Segundo a secretaria de Saúde de Mongaguá, desde o dia 23 de dezembro, foram realizados 1.783 atendimentos por virose na cidade, o equivalente a 15% do total de atendimentos no período.

De acordo com a pasta, não foi reportada nenhuma internação até o momento. “Estima-se que o aumento nos números seja por conta do alto fluxo de turistas no município durante o período, quando o número de pessoas aumenta em mais de 800%”, afirmou.

São Vicente

Em São Vicente, desde o começo de dezembro, foram confirmados 1.460 casos de gastroenterocolite.

A secretaria de Saúde informou que uma pessoa está internada. O quadro de saúde da paciente é estável. Ainda segundo a pasta, “o cenário está controlado, não havendo necessidade de plano emergencial”.

Itanhaém

A prefeitura de Itanhaém informou que desde o dia 1º de janeiro foram realizados 1.145 atendimentos de casos de virose na cidade, somando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e UPA Infantil.

De acordo com a gestão municipal, os principais sintomas são dores abdominais, náusea, vômito, diarreia e tontura. A prioridade de atendimento nas unidades de saúde tem sido pacientes em situação de maior vulnerabilidade, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas e condições debilitantes.

Leia Mais

  • Procon notifica comércios do litoral de SP para reforço de estoques de remédios

    Procon notifica comércios do litoral de SP para reforço de estoques de remédios

  • Guarujá reforça atendimento médico após surto de virose e fila de espera de 4 horas

    Guarujá reforça atendimento médico após surto de virose e fila de espera de 4 horas

  • Em meio a surto de virose, Aquaman do Guarujá tem gastroenterite após mergulho no mar

    Em meio a surto de virose, Aquaman do Guarujá tem gastroenterite após mergulho no mar

Cubatão

O município de Cubatão atendeu 915 casos de pessoas com sintomas como diarreia, náuseas e vômito na primeira semana de janeiro de 2025. Não foi registrada nenhuma internação.

Segundo a secretaria de Saúde do município, o maior número de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi na segunda-feira (6), com 107 casos reportados. A pasta afirmou que não foi necessário ampliar o número de equipes nas unidades de saúde durante o período.

Bertioga

Em nota, a prefeitura de Bertioga informou que desde o início de dezembro de 2024 até a terça-feira (7), foram atendidos 707 pacientes com sintomas de diarreia e gastroenterite no hospital municipal. Ainda segundo a secretaria, não há informação de pessoas internadas por conta da doença.

Praia Grande

À CNN, a prefeitura de Praia Grande informou que houve queda no número de atendimentos de urgência e emergência nos últimos dias, incluindo casos ligados a viroses.

De acordo com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap), mesmo com a alta de casos na primeira semana de 2025, a situação no município não ficou caracterizada como um surto. “Equipes de saúde foram reforçadas para darem todo o suporte necessário neste período”, ressaltou a pasta.

Por protocolo do Ministério da Saúde, as cidades não precisam notificar casos de virose, exceto em casos de surto. Por essa razão, a secretaria esclareceu que não tem um número relativo aos atendimentos desses casos na cidade.

A CNN entrou em contato e aguarda o retorno da prefeitura de Peruíbe.

Prevenção e cuidados

Na segunda-feira (6), os secretários de saúde das cidades da região e o governo estadual se reuniram para abordar as medidas que serão adotadas nos casos agudos de gastroenterocolite.

A diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Estado da Saúde, Alessandra Lucchesi, fez alertas aos moradores e turistas. “Não é recomendado tomar banho de mar nas 24 horas após períodos de chuva”, explicou.

“Os alimentos também devem ser preparados e armazenados de forma adequada, sempre refrigerados”, concluiu.

Entre as recomendações do governo estadual está a atenção para as sinalizações sobre a qualidade da água do mar, com orientação para evitar os locais impróprios para banho, identificados com bandeiras vermelhas. A secretaria da saúde ressalta que nenhum medicamento deve ser tomado sem conhecimento e indicação médica.

Confira outros cuidados:

  • Evite alimentos mal cozidos
  • Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados onde os alimentos ficam acondicionados
  • Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre, corretamente armazenados
  • Observe bem a higiene de lanchonetes e quiosques
  • Lave as mãos antes de se alimentar ou preparar alimentos
  • Beba sempre água filtrada
  • Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida

Este conteúdo foi originalmente publicado em Casos de “virose” no litoral de SP passam de 11 mil, segundo levantamento da CNN no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Pithon usa Bíblia para mandar recado em meio à investigação por suposto desvio de armas na polícia da Bahia: ‘nada é capaz de me parar’

Um ano sem Silvio Santos: relembre 5 momentos icônicos do comunicador

Avó de Emerson Pinheiro acusa vereadora Débora Santana de oferecer dinheiro para a família “calar a boca”

Rogério Ceni deve ter problemas com jogadores lesionados após triunfo contra o Corinthians

SPM Bahia cobra justiça após triplo homicídio feminino em cidade baiana

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Vereadora em SP, mãe de Isabella Nardoni presidirá Comissão da Criança 

9 de maio de 2025
Índia acusa Paquistão de violar cessar-fogo; país vizinho nega 
Vídeo de Felca: denúncia influencia 32 projetos na Câmara sobre adultização 
Bolsas da Ásia recuam com dado fraco de varejo na China 
Nissan diz estar em discussão com Honda após notícias sobre fim da fusão 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?