By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Castro manda afastar responsáveis por operação durante festa junina no Rio 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Castro manda afastar responsáveis por operação durante festa junina no Rio 
outros

Castro manda afastar responsáveis por operação durante festa junina no Rio 

Última atualização: 8 de junho de 2025 14:13
Published 8 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Jovem foi morto e outras cinco pessoas ficaram feridas durante ação do Bope; PM realizava “operação emergencial” em comunidade ao mesmo tempo em que festa ocorria  Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Cláudio Castro, Governador do Rio de Janeiro, Operação CNN Brasil

Contents
MP apura operaçãoLeia Mais:RJ: Oruam e moradores protestam após morte de jovem baleado em festa juninaMPRJ denuncia Celsinho da Vila Vintém por associação ao tráfico de drogasPolicial Militar é flagrado agredindo estudante na porta de escola no RioOperação era “emergencial”, diz PM

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), determinou o afastamento imediato dos responsáveis por autorizar a operação policial que resultou na morte do jovem Herus Guimarães Mendes durante uma festa junina no Morro do Santo Amaro, na zona sul da capital, na noite da última sexta-feira (6).

A medida foi anunciada por Castro nas redes sociais, neste domingo (8), após reunião com os secretários estaduais de Segurança Pública e da Polícia Militar.

Segundo o governador, a ordem é para que as apurações sejam conduzidas com rigor e celeridade pela Polícia Civil e pela Corregedoria Interna da PM. Castro também afirmou ter garantido ao Ministério Público (MPRJ) o acesso a todas as imagens registradas pelas câmeras corporais dos agentes envolvidos na ação.

“Me solidarizo com os familiares e amigos do jovem Herus Guimarães Mendes e das outras vítimas atingidas durante a festa. Sei que palavras não vão trazer ninguém de volta, mas fica aqui a minha tristeza e indignação”, declarou.

O velório de Herus acontece hoje. O sepultamento começou às 13h30 no Cemitério de São João Batista, em Botafogo, também na zona sul.

MP apura operação

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) realiza uma perícia independente para apurar a operação policial que matou o jovem e feriu mais cinco pessoas na festa. A ação foi coordenada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), a tropa de elite da PM.

O órgão solicitou medidas às polícias Civil e Militar para garantir o esclarecimento dos fatos. Veja quais foram as solicitações:

  • Polícia Militar: preservação das imagens das câmeras corporais utilizadas na ação;
  • Corregedoria da Polícia Militar: esclarecimentos sobre os objetivos, procedimentos e impactos da operação, além do envio de todo o material coletado, incluindo registros audiovisuais;
  • Polícia Civil: acesso de peritos do MPRJ ao Instituto Médico-Legal (IML) para acompanhar os exames de necropsia da vítima.

Os peritos do MPRJ estiveram no Instituto Médico Legal (IML) no início da tarde deste sábado (7) e realizaram uma perícia independente no corpo da vítima. A iniciativa foi determinada pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira.

Leia Mais:

  • RJ: Oruam e moradores protestam após morte de jovem baleado em festa junina

    RJ: Oruam e moradores protestam após morte de jovem baleado em festa junina

  • MPRJ denuncia Celsinho da Vila Vintém por associação ao tráfico de drogas

    MPRJ denuncia Celsinho da Vila Vintém por associação ao tráfico de drogas

  • Policial Militar é flagrado agredindo estudante na porta de escola no Rio

    Policial Militar é flagrado agredindo estudante na porta de escola no Rio

 

Os agentes realizaram escaneamentos tridimensionais para mapear com precisão os vestígios e lesões, utilizando recursos digitais avançados que permitem a elaboração de laudos interativos para que se possa configurar a dinâmica dos fatos.

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver diversos moradores da região dançando no local, em um evento programado de festa junina, quando os tiros começam. “Muita gente ferida e em pânico”, disse uma das testemunhas em uma publicação.

Em nota, a direção do Hospital Municipal Souza Aguiar informou que, dos cinco pacientes que deram entrada na unidade, vítimas de ferimentos por arma de fogo, apenas um permanece internado, com quadro de saúde estável.

Operação era “emergencial”, diz PM

Procurada, a Polícia Militar afirmou que os agentes realizaram uma ação emergencial para verificar se havia a presença de criminosos armados reunidos na comunidade. A informação é de que os suspeitos estariam se preparando para um possível confronto com criminosos rivais, em razão de uma disputa de territórios na região.

Em nota, a corporação ressaltou que, no momento da ação, “os criminosos atiraram contra os policiais, porém não houve revide por parte das equipes”. No entanto, posteriormente, “em outro ponto da comunidade, os criminosos atacaram as equipes novamente”, fato que provocou o confronto.

O comunicado da PM diz ainda que “as equipes utilizavam câmeras de uso corporal e as imagens já estão sendo captadas e analisadas pela Corregedoria da Corporação”.

O comando do BOPE instaurou um procedimento para analisar as circunstâncias da ocorrência, que foi registrada na 9ª DP.

Nas redes sociais, a Ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, se manifestou e afirmou que “a favela merece respeito”. A ministra ainda destacou que o caso é “revoltante e desesperador”.

“Minha solidariedade às famílias que hoje choram. Oficiaremos às autoridades do Estado e órgãos de controle para que as razões e os efeitos dessa operação sejam apresentados. A juventude negra precisa viver! A favela merece respeito”, completou Anielle.

Veja a declaração completa de Cláudio Castro:

“Agora pela manhã, em uma reunião com os secretários de estado de Segurança e da Polícia Militar, determinei o afastamento imediato dos responsáveis por autorizar a operação na madrugada de ontem, na comunidade do Santo Amaro, em meio a uma festa popular.

A ordem é que as apurações sejam feitas com extremo rigor e com agilidade, também por parte da Polícia Civil e da Corregedoria Interna da PM, que investigam o caso.

Em conversa com o Ministério Público, demos nossa garantia de que todas as imagens do evento, gravadas pelas câmeras corporais dos policiais, serão disponibilizadas para que as responsabilidades sejam apuradas.

Me solidarizo com os familiares e amigos do jovem Herus Guimarães Mendes e das outras vítimas que foram atingidas durante a festa. Sei que palavras não vão trazer ninguém de volta e nem diminuir a dor de se perder um ente querido, mas fica aqui a minha tristeza e indignação.”

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo 

 

You Might Also Like

Jovens aprendizes estão sendo usados para “limpar banheiros em escolas municipais de Salvador”, denuncia influenciadora

DF: carro colide em árvore e uma vítima morre no local

Garotinho entrega flores para pedir desculpas à coleguinha após mordê-la na escola e vídeo viraliza; veja

Criança precisa passar por 14 intervenções médicas após mãe torturá-la com ovo quente; saiba mais

Briga generalizada marca empate em duelo da série B do Brasileirão; seis jogadores foram expulsos

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

McDonald’s ganha mais dinheiro com aluguel do que com hambúrguer 

10 de fevereiro de 2025
MPDFT vai à Justiça para suspender compra do Banco Master pelo BRB
Lula escolhe procurador federal Gilberto Waller para presidência do INSS 
Magic x Mavericks: horário e onde assistir ao jogo da NBA 
VÍDEO: Garoto fã de Cristiano Ronaldo encontra irmã do craque na Bahia e se surpreende com tratamento
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?