Fechamento do espaço aéreo do Catar coincide com as ameaças do Irã de retaliar contra os Estados Unidos Macroeconomia, Catar, conflito, Espaço aéreo, EUA CNN Brasil
O Catar decidiu suspender temporariamente o tráfego aéreo no país hoje como “medidas de precaução” devido a preocupações com a segurança regional.
“Em linha com o compromisso do Estado do Catar com a segurança dos cidadãos, residentes e visitantes, as autoridades competentes anunciam a suspensão temporária do tráfego aéreo no espaço aéreo do país”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores do Catar em um comunicado.
“Isso faz parte de um conjunto de medidas de precaução tomadas com base nos acontecimentos na região”, afirmou.
As autoridades “estão monitorando a situação de perto e continuamente, avaliando os acontecimentos em coordenação com parceiros regionais e internacionais”, acrescentou o comunicado.
O fechamento do espaço aéreo do Catar coincide com as ameaças do Irã de retaliar contra os Estados Unidos, após os ataques americanos às suas instalações nucleares no fim de semana.
Mais cedo, a embaixada dos EUA no Catar emitiu um alerta aos americanos no país do Golfo para que “se abrigassem em suas casas até novo aviso”, enquanto as tensões na região aumentam.
O governo britânico seguiu os EUA e aconselhou seus cidadãos a se abrigarem no Catar.
Citando o alerta dos EUA na segunda-feira, o governo do Reino Unido afirmou em um comunicado: “Por precaução, recomendamos que os cidadãos britânicos no Catar se abriguem até novo aviso”, acrescentando que fornecerão mais atualizações “conforme a situação evoluir”.

