O país da Ásia Central produziu 1,767 milhão de barris por dia em fevereiro, acima dos 1,570 milhão de bpd em janeiro
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cazaquistão promete ajuste rápido para cumprir cota da Opep+ no site CNN Brasil. Macroeconomia, CNN Brasil Money, Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), Petróleo CNN Brasil
O Cazaquistão ajustará rapidamente sua produção de petróleo para retornar à cota da Opep+ após exceder o limite em fevereiro, disse nesta quarta-feira (12) o Ministério da Energia do país.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) disse anteriormente que o Cazaquistão deu a maior contribuição para um salto considerável na produção de petróleo bruto de fevereiro pela Opep+. O país da Ásia Central produziu 1,767 milhão de barris por dia em fevereiro, acima dos 1,570 milhão de bpd em janeiro. Sua cota Opep+ é de 1,468 milhão de bpd.
“A República do Cazaquistão tomou as medidas necessárias para compensar o aumento temporário na produção. No futuro próximo, os volumes serão ajustados de forma a cumprir totalmente com os limites estabelecidos”, disse o ministério.
Em uma declaração, a pasta também reiterou o total comprometimento do Cazaquistão com seu acordo com a Opep+ — fórum de discussões ligado à Opep.
“Ao mesmo tempo, o atual excesso de cotas em fevereiro é devido a processos tecnológicos dentro do Future Growth Project no campo Tengiz. Este projeto é de longo prazo e visa garantir suprimentos estáveis de recursos energéticos, bem como cumprir nossos compromissos de médio prazo”, disse.
Gigante do petróleo dos EUA, a Chevron vem expandindo a produção em Tengiz, o maior campo do país.
O Ministério da Energia do Cazaquistão minimizou a influência do país no mercado global, dizendo que ele era responsável por apenas 1,5% da produção mundial de petróleo e cerca de 3% dentro da Opep+.
“Esses indicadores demonstram que o Cazaquistão não tem um impacto crítico no equilíbrio global de oferta e demanda; no entanto, apesar disso, nosso país continua sendo um parceiro confiável e cumpre suas obrigações.”
O Cazaquistão implementará seus planos de produção futuros “exclusivamente em estrita conformidade com as obrigações internacionais do país e levando em consideração a situação no mercado mundial”, disse o comunicado.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cazaquistão promete ajuste rápido para cumprir cota da Opep+ no site CNN Brasil.