By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Censo: quase um quarto dos casais do Distrito Federal não tem filhos
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Censo: quase um quarto dos casais do Distrito Federal não tem filhos
outros

Censo: quase um quarto dos casais do Distrito Federal não tem filhos

Última atualização: 5 de novembro de 2025 12:40
Published 5 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Entre 2010 e 2022, no Distrito Federal, houve aumento do percentual de casais sem filhos, que passou de 17,4% para 23,4% do total de famílias. Os dados são do Censo Demográfico 2022: Nupcialidade e Família, divulgado nesta quarta-feira (5/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Contents
Uniões no DFFamília

A decisão de ter ou não filhos é um assunto polêmico para alguns casais, algumas vezes causando términos ou discussões acaloradas. Porém, o crescimento do número de casais sem filhos mostra que o pensamento vem crescendo nos últimos anos.

No país, os casais sem filhos foram o grupo que mais cresceu entre 2000 e 2022, saltando de 13% para 24,1%, segundo dados do Censo 2022. Já o percentual de casais com filhos caiu de 56,4% para 42% em 22 anos.

Casados há nove anos, a contadora Polliana Matesco, 35 anos, e o comprador de Commodities, Erick Matesco, de 37 anos, fazem parte da estatística de casais que optaram por não ter filhos.

“Eu nunca senti aquele famoso ‘chamado para a maternidade’. Enquanto amigas e primas falavam com entusiasmo sobre ter dois ou três filhos e até escolhiam nomes, eu simplesmente não me via nesse papel. Sempre amei meu trabalho e dediquei grande parte da minha vida a ele”, contou Polliana.

A contadora tinha a preocupação de não encontrar alguém que tivesse o mesmo pensamento, mas, desde o início do relacionamento, os dois entraram em um denominador comum e tomaram a difícil decisão.

“Avaliamos diversos fatores, desde as dificuldades de educar uma criança nos tempos atuais, o impacto financeiro, até questões de saúde que podem ou não acontecer”, explicou a contadora.

Para evitar discussões, Polliana e o marido costumam dizer que “a decisão está em aberto” quando outras pessoas perguntam de filhos para eles.

“Mesmo em 2025, ainda é curioso ver como as pessoas se espantam com a segurança de uma mulher que escolhe não ser mãe. No fim das contas, acredito que é uma decisão pessoal e toda escolha feita com consciência e respeito deve ser igualmente valorizada. Eu brinco que eu só quero ser a tia rica”, disse.

Uniões no DF

De acordo com o Censo 2022, considerando o estado conjugal das pessoas de 10 anos ou mais de idade no Distrito Federal, 47,7% viviam em união. Por outro lado, 52,3% não viviam em união, composto por 18,9% que não viviam mas já viveram em união, e 33,4% que nunca viveram em união.

Na pesquisa, foi observado um crescimento tímido da proporção de pessoas que viviam em união no período (47,3% em 2010 e 47,7% em 2022). Houve um aumento do percentual de pessoas que não viviam mas já viveram em união, passando de 14,5% em 2010 para 18,9% em 2022.

Por outro lado, verificou-se uma redução no percentual de pessoas que nunca viveram em união, de 38,2% em 2010 para 33,4% em 2022.

Apenas casamento somente no civil teve aumento nos percentuais entre 2010 e 2022. Em 2022, na capital federal, 23,7% das pessoas que viviam em união declararam que essa união era somente no civil, percentual superior ao observado em 2010 (19,3%).

Por outro lado, casamento civil e religioso, casamento somente no religioso e casamento consensual tiveram recuos de 1,6, 1,0 e 1,7 pontos percentuais, respectivamente, no mesmo período.

Família

Das cerca de 988,2 mil casas pesquisadas no Censo, 191,4 mil eram de pessoas que viviam sozinhas (19,4%) e 788,1 mil eram ocupadas por duas ou mais pessoas com parentesco (79,7%), com diferentes configurações.

Nesses domicílios, viviam 840,2 mil famílias com duas ou mais pessoas com parentesco e 51,1% . Na distribuição das unidades unipessoais por cor ou raça da pessoa responsável pelo domicílio, 45,6% e 41,8% das unidades tinham pardas e brancas, respectivamente, como pessoas responsáveis.

Já na distribuição dessas unidades por grupos de idade da pessoa responsável, a maior prevalência estava no grupo de 60 anos ou mais, com 29,2% das unidades.

Também houve leve aumento na ocorrência de famílias monoparentais femininas (com ou sem parentes), de 19,3% para 20,1%, enquanto as masculinas (com ou sem parentes) passou de 2,2% para 2,9%.

You Might Also Like

Morre deputado Alan Sanches

Não se gostam? Internautas apontam ‘climão’ entre Anitta e Juliano Floss no BBB 26

Ato em defesa dos baobás sagrados denuncia desmatamento e avanço imobiliário no Rio Vermelho

Mercosul-UE: Um país não depende do outro para ratificar acordo; entenda 

DEU RUIM! Edílson Capetinha pode ter cachê do BBB 26 bloqueado; saiba o motivo

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Hospitais de Gaza ficam sobrecarregados após ataques de Israel, diz médico 

18 de março de 2025
Ex-dirigente do Grêmio detona meio-campista: “Um jogador inútil” 
Liga alemã implementará testes com anúncio de decisões do VAR ao estádio 
Dobram as decisões que citam a LGPD, mas maioria ainda não aplica a lei de forma central
Mãe de Virginia curte post de alfinetada em Ana Castela e gera polêmica; confira
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?