By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Centrão pede mais tempo e anistia segue travada na Câmara na próxima semana 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Centrão pede mais tempo e anistia segue travada na Câmara na próxima semana 
outros

Centrão pede mais tempo e anistia segue travada na Câmara na próxima semana 

Última atualização: 25 de outubro de 2025 04:45
Published 25 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Proposta teve regime de urgência aprovado há mais de um mês, mas votação no plenário não tem data prevista; oposição quer reforçar articulações  Política, Câmara dos Deputados, Centrão, PL da Anistia, Sóstenes Cavalcante CNN Brasil

Contents
Leia Mais:PL pressiona Câmara por anistia antes de possível prisão de BolsonaroSTF tende a acelerar recursos de BolsonaroPlano de golpe: Mauro Cid não vai recorrer da condenação no STF, diz defesa

Sem avanço na Câmara dos Deputados há mais de um mês, a análise do projeto da anistia no plenário segue sem previsão. O texto foi deixado de lado na última semana após líderes de centro pedirem 15 dias de prazo para o debate da proposta. 

O pedido por mais prazo foi anunciado pelo líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante (RJ). Mesmo com o apelo do centrão, ele espera intensificar negociações e voltar a discutir a pauta na próxima reunião de líderes. Para a semana que vem, a Casa terá um esforço concentrado de votações e a anistia não foi incluída entre as prioridades.

“Não estava na relação de possibilidade de inserção da pauta o PL da Anistia por conta dos líderes do centro terem pedido que nós possamos ter 15 dias [de prazo], mas já estou dialogando com os líderes de partidos de centro”, afirmou Sóstenes em entrevista coletiva na Câmara.

Leia Mais:

  • PL pressiona Câmara por anistia antes de possível prisão de Bolsonaro

    PL pressiona Câmara por anistia antes de possível prisão de Bolsonaro

  • STF tende a acelerar recursos de Bolsonaro

    STF tende a acelerar recursos de Bolsonaro

  • Plano de golpe: Mauro Cid não vai recorrer da condenação no STF, diz defesa

    Plano de golpe: Mauro Cid não vai recorrer da condenação no STF, diz defesa

Na visão do líder do PL, a publicação do acórdão do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contribui para correr com o avanço do projeto. “Entendo que isso também nos faz apressar”, disse.

O pedido do centrão por mais tempo foi feito na última segunda-feira (20). A motivação, segundo o líder do PL, foi a pauta “polêmica” recente, que incluiu uma decisão do plenário para sustar uma ação penal em benefício do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), alvo de investigação por crimes de calúnia, injúria e difamação.

“Eles pediram duas semanas com um pouco mais de tranquilidade, mas a gente não tinha a decisão célere do ministro Alexandre Moraes com relação ao acórdão [do julgamento]. Por isso nós mudamos e estamos conversando com os líderes de centro para acelerar”, disse.

Mesmo com a possibilidade de recurso no STF, a publicação do acórdão que condenou Bolsonaro deve impactar nas articulações na Câmara. A intenção de Sóstenes é que o projeto da anistia retorne à pauta na primeira semana de novembro.

A intenção é aprovar o texto antes de uma eventual decretação da prisão em regime fechado de Bolsonaro. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A oposição defende que o projeto da anistia para condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 também beneficie Bolsonaro.

O relator da proposta, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), no entanto, já anunciou que seu texto terá como foco apenas a redução de penas e não uma anistia “ampla, geral e irrestrita”, que é defendida por bolsonaristas. 

Paulinho tem chamado a matéria de “PL da Dosimetria”, em uma tentativa de desvincular a ideia de anistia e reunir maior apoio entre parlamentares. Ele ainda não apresentou seu parecer, mas já teve uma série de reuniões com bancadas para tentar garantir maioria na Câmara. A proposta, no entanto, enfrenta resistência e ainda não tem consenso.

Outro fator que tem travado o avanço da proposta envolve a espera de sinalizações do Senado. O entendimento de integrantes do centrão é que não valerá a pena o desgaste político de aprovar o projeto se não houver compromisso da Casa Alta também aprovar o texto. 

A preocupação ganhou força após senadores arquivarem a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Blindagem. A proposta foi aprovada na Câmara, mas foi alvo de intensas críticas da sociedade civil. A rejeição da PEC no Senado acrescentou desconfiança na relação entre as duas Casas.

O regime de urgência do projeto da anistia foi aprovado em 17 de setembro, após meses de impasse e intensa pressão de integrantes da oposição. A urgência permite acelerar a análise do texto com a votação diretamente no plenário, sem passar por comissões.

 

You Might Also Like

Pianista brasileiro, Pablo Rossi se apresenta na Filarmônica de Berlim 

Possibilidades de aperfeiçoamento das práticas deliberativas do STF

Fábio de Luca, de “Êta Mundo Melhor!”, sobre ser gay: “Nunca fiz segredo” 

Mais de 170 mil brasileiros vivem em diálise por doença renal crônica 

Terras raras: por que são importantes e o que está em jogo? 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Trump diz que suspensão da proibição do TikTok nos EUA pode ser estendida 

13 de fevereiro de 2025
Professora vigarista é presa pela 4ª vez por furtar cartões de crédito
Pacientes eram contidos e levados à força para a clínica, diz delegado
Prefeito de Simões Filho autoriza compra de 3 mil cestas básicas sem licitação
Após voto de Moraes, oposição pressiona por CPI da “Vaza Toga” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?