Levantamento divulgado nesta quarta-feira (4) mostra que 57% dos brasileiros desaprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — o maior índice desde o início da série histórica, em fevereiro de 2023 Política, -agencia-cnn-, Governo Lula, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Pesquisa Genial/Quaest CNN Brasil
O volume de notícias sobre o escândalo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e corrupção afetam o índice de aprovação da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A análise é do CEO da Quaest, Felipe Nunes, a respeito dos resultados da pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4).
De acordo com o levantamento, 57% dos brasileiros desaprovam o trabalho do petista. O índice avançou um ponto percentual em relação à rodada anterior, realizada em março, e é o maior desde o início da série histórica, em fevereiro de 2023.
Nunes avalia que houve melhoras na percepção da população acerca da economia, da desaceleração da inflação sobre alimentos e também da alta dos preços da gasolina.
“Como explicar, então, a manutenção da alta desaprovação neste mês, mesmo diante de sinais positivos? Um fator relevante é o desequilíbrio informacional: o volume de notícias negativas sobre o governo foi mais que o dobro do de notícias positivas no período”, escreveu o CEO da Quaest nas redes sociais.
Entre as notícias negativas mais lembradas espontaneamente pelos entrevistados estão aquelas que envolvem o esquema de desvios da Previdência Social.
“Esses dois temas – INSS e corrupção – lideram as menções entre os que afirmaram ter visto mais notícias negativas sobre o governo. Quando estimulado, o escândalo do INSS foi reconhecido por 82% da população. Ou seja, trata-se de um tema de ampla repercussão. Um tema que ganhou duas vezes mais atenção do público do que as políticas ou programas anunciados pelo governo”, aponta Nunes.
Ainda conforme a pesquisa de hoje, 31% dos brasileiros acreditam que o governo Lula é o principal responsável pelas fraudes no INSS.
“Mas não foi só o INSS que estancou o possível efeito positivo da economia e dos programas do governo sobre a aprovação. O próprio Lula 3 tem passado a impressão cada vez maior de que é pior do que os governos anteriores do Lula. Também continua maior (numericamente) o percentual de brasileiros que dizem que o governo Lula 3 é pior do que o governo Bolsonaro”, indica o CEO da Quaest.
Nunes avalia ainda que o levantamento mostra uma “quebra de expectativa” com relação ao governo Lula 3, uma vez que 45% dos brasileiros consideram que a atual administração é pior do que eles esperavam. Isso corrobora, na visão do diretor-executivo do instituto, uma impressão negativa no que se refere aos rumos do país.
“O escândalo do INSS e as expectativas frustradas sobre o desempenho do governo, começam a afetar não só o governo, mas a imagem do presidente: 48% acreditam que Lula não é bem intencionado e 70% acreditam que ele não cumpre suas promessas de campanha“, finaliza Nunes.

