By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Chance de reeleição ou risco à vista? O que a (im)popularidade de Lula diz sobre 2026
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Chance de reeleição ou risco à vista? O que a (im)popularidade de Lula diz sobre 2026
outros

Chance de reeleição ou risco à vista? O que a (im)popularidade de Lula diz sobre 2026

Última atualização: 12 de março de 2025 12:30
Published 12 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Como se sabe, a popularidade do governo Lula segue em baixa, com as pesquisas mais recentes, divulgadas agora em março, indicando uma desaceleração nessa tendência. Embora o padrão de queda no início do ano seja esperado, a sua intensidade preocupa o governo, que corre para aprovar medidas “populares” na tentativa de reverter a queda antes que ela se consolide.

Com 42% de aprovação e 53% de reprovação, Lula enfrenta ainda um cenário de desgaste econômico e fragilidade na base de apoio político. O déficit de aprovação — a diferença entre aprovação e desaprovação —, que era de -4 pontos em dezembro, passou para -11 em março. O governo tem agora 19 meses para reagir — será tempo suficiente?

A queda de popularidade não vem do acaso. A combinação de medidas econômicas impopulares e ruídos de comunicação desgastou o governo:

  • O foco na arrecadação assustou a classe média;
  • A desconfiança do mercado disparou o câmbio no fim de 2024;
  • Falhas na comunicação sobre a falsa taxação do pix e o aumento do custo de vida ampliaram a crise;
  • O desgaste recente foi mais intenso do que em crises anteriores, como as geradas com a implementação do Programa Remessa Conforme e a tributação dos importados (Taxa das Blusinhas) em 2023 e 2024.

Apesar de indicadores macroeconômicos positivos nos dois primeiros anos de governo, como crescimento do PIB, queda no desemprego e controle da inflação geral, a percepção dos eleitores é guiada por fatores microeconômicos do dia a dia, como o custo de vida, os preços de itens essenciais e o grau de endividamento das famílias. No fim, é a “inflação sentida” que pesa mais na avaliação do governo do que os dados macroeconômicos.

A grande questão é se Lula terá tempo para reverter esse quadro a ponto de entrar na disputa do próximo ano com uma vantagem sobre as candidaturas oposicionistas.

Olhando para 2026

Mesmo com aprovação em baixa, Lula ainda tem tempo para reagir. Olhando o passado, no mesmo período do mandato, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrentava uma desaprovação majoritária de 57%, enquanto apenas 36% aprovava sua gestão. Ou seja, um quadro ainda mais negativo, com um saldo de aprovação pior (-21 pontos).

Até outubro do ano seguinte, às vésperas da eleição de 2022, os números melhoraram, mas ainda permaneceram negativos: 51% de desaprovação, contra 44% de aprovação, no consenso das pesquisas. No segundo turno da eleição, Bolsonaro obteve 43,2% dos votos totais (49,1% dos válidos), um percentual muito próximo da taxa de aprovação aferida pelo agregador do JOTA.

Eleições majoritárias no Brasil, quando há um incumbente na disputa, seguem uma dinâmica previsível: sua votação tende a espelhar diretamente seu nível de popularidade no período pré-eleitoral.

A leitura objetiva desses números mostra que, apesar da queda na aprovação de Lula — com 53% de desaprovação e 42% de aprovação — ainda há espaço para recuperação, assim como ocorreu com Bolsonaro entre 2021 e 2022.

No entanto, os cenários são distintos: enquanto Bolsonaro enfrentava os impactos da pandemia, que levaram à recessão, ao aumento do desemprego e a críticas sobre sua gestão da crise sanitária, Lula lida com um desgaste predominantemente econômico, impulsionado pelo alto custo de vida, o endividamento das famílias e a percepção de que a economia não avança no ritmo esperado pela população.

Em outras palavras, enquanto Bolsonaro lidou com um choque externo (pandemia), Lula enfrenta um desgaste interno, diretamente ligado à condução da economia. Isso significa que sua popularidade — e suas chances em 2026 — dependerão menos dos adversários e mais de como o eleitor sente o impacto da economia em seu bolso. Para melhorar essa percepção, o governo aposta em medidas como a isenção do IR e a ampliação do crédito consignado para trabalhadores CLT, que deve atingir 42 milhões de eleitores. A ampliação de programas sociais pode se tornar uma opção para o governo, dependendo do impacto dessas medidas.

You Might Also Like

Eike Batista aciona STF contra Toffoli por decisão que beneficia o BTG Pactual

Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH para bom motorista

Hegseth diz que forças dos EUA estão prontas para ordem de Trump sobre Irã 

Sem preguiça: dispositivo bloqueia redes sociais até usuário se exercitar 

Rybakina passa por Pegula e pega Sabalenka na final do Australian Open 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Brancos somam quase 70% dos estudantes de medicina, aponta estudo 

30 de abril de 2025
Operação da PF investiga esquema de venda de decisões judiciais 
No DF, soltar fogos com ruído alto é crime; saiba como denunciar
Aborto legal: ação no STF pede que enfermeiros possam realizar técnica 
Novela “esquecida” de Benedito Ruy Barbosa ganha primeira reprise 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?