Irã possui acordos e parcerias comerciais com os dois países Internacional, China, Cúpula, Irã, Rússia CNN Brasil
O Irã afirmou que manterá conversas com seus principais parceiros asiáticos, Rússia e China, à margem de uma cúpula da Organização de Cooperação de Xangai nesta terça-feira, enquanto Teerã busca apoio após uma guerra aérea de 12 dias com Israel no mês passado.
“Teremos reuniões bilaterais com o ministro das Relações Exteriores chinês, o que naturalmente tem sua importância na situação atual, bem como com o ministro das Relações Exteriores russo”, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, no Telegram.
A Organização de Cooperação de Xangai é um grupo político e de segurança eurasiano de 10 nações, cujos membros incluem China, Rússia, Índia, Paquistão e Irã. Tianjin, no norte da China, sediará a 25ª reunião de Ministros das Relações Exteriores da OCS.
Em junho, Israel e os Estados Unidos lançaram ataques contra instalações nucleares iranianas, alegando que faziam parte de um programa nuclear voltado para o armamento. Teerã nega ter tais planos.
Desde a reimposição das sanções americanas ao Irã durante o primeiro mandato do presidente americano Donald Trump, Teerã aprofundou os laços tanto com Moscou, por meio de um pacto estratégico de 20 anos, quanto com Pequim, que compra até 90% das exportações de petróleo iraniano.
“A OCS está gradualmente abrindo seu espaço na arena global, o que significa que está gradualmente indo além da arena regional, e tem muitas questões diferentes em sua agenda, incluindo as áreas econômica, política e de segurança”, escreveu Araqchi.