A nova ferramenta integra os recursos Deep Research e Operator, que antes atuavam separadamente Tecnologia, ChatGPT, Inteligência Artificial, OpenAI CNN Brasil
A OpenAI lançou, nesta quinta-feira (17), o novo agente do ChatGPT capaz de executar tarefas complexas de ponta a ponta, como preencher formulários, navegar por sites, desempenhar códigos e até criar apresentações sofisticadas, tudo isso usando um computador virtual próprio.
De acordo com a empresa, o modelo só realiza ações sensíveis mediante autorização. A nova ferramenta integra os recursos Deep Research e Operator, que antes atuavam separadamente. O primeiro era focado na navegação por sites; o segundo, na análise e síntese de informações.
Agora, ambos estão fundidos em uma única solução que permite ao ChatGPT refletir, agir e interagir com a web em tempo real. A experiência, segundo a OpenAI, foi projetada para ser colaborativa, com o usuário podendo pausar, redirecionar ou retomar tarefas sempre que quiser.
Além de oferecer respostas, o ChatGPT passa a executar comandos como “analise concorrentes e monte uma apresentação” ou “preencha este formulário com base nos dados fornecidos”. Para isso, o modelo escolhe automaticamente as ferramentas ideais: pode usar APIs, acessar planilhas, clicar em botões, fazer login (com sua permissão) e retornar com arquivos editáveis.
Testes de desempenho
Nos testes de desempenho, o agente superou não apenas versões anteriores do modelo, mas também analistas humanos em tarefas como análise e modelagem de dados.
Nos benchmarks DSBench e SpreadsheetBench, que simulam situações reais de trabalho com planilhas e relatórios, o agente do ChatGPT atingiu resultados significativamente superiores à geração anterior, a GPT‑4o.
Aplicação no dia a dia
O novo recurso também mira aplicações do cotidiano. Entre os exemplos citados estão agendamentos, organização de eventos, edição de arquivos financeiros, roteiros de viagem e até acompanhamento de métricas. Por segurança, o modelo diz que nunca executa ações críticas sem supervisão e é treinado para resistir a comandos maliciosos ou uso indevido.
Como usar
É possível ativar os novos recursos agênticos do ChatGPT diretamente no menu suspenso de ferramentas. Basta selecionar a opção “modo agente” em qualquer conversa e descrever a tarefa desejada.
Conforme a tarefa é realizada, uma narração na tela mostra exatamente o que o ChatGPT está fazendo. Sempre que necessário, você pode interromper e assumir o controle do navegador para garantir que as tarefas permaneçam alinhadas aos objetivos.
Além disso, é possível agendar tarefas concluídas para repetição automática. Isso é muito útil caso você queira gerar um relatório de métricas semanal, por exemplo.
Quem pode usar os novos recursos?
O modo Agent já está disponível para os usuários dos planos Pro, Plus e Team, e será liberado para clientes Enterprise e Education ainda em julho. Usuários do plano Pro contam com acesso ilimitado às tarefas. Já os demais têm direito a 50 ações mensais, com opção de créditos extras.
A OpenAI também confirmou que, após um período de transição de 30 dias, o site do Operator será desativado e suas funções incorporadas ao novo sistema.
Com atualizações previstas para os próximos meses, o agente do ChatGPT ainda deve ganhar melhorias na criação de apresentações e na integração com planilhas.