Socorristas iniciaram operações de busca e resgate; moradores são orientados a procurar abrigos Internacional, Cheias, EUA, Inundações, Texas CNN Brasil
Tempestades repentinas no Texas causaram uma cheia no Rio Guadalupe nesta sexta-feira (4). Segundo autoridades americanas, 20 crianças que estavam em um acampamento de verão estão desaparecidas.
Outras 13 pessoas morreram em decorrência das cheias.
A mãe de uma das crianças desaparecidas do acampamento de Camp Mystic, Janie Hunt, disse que ainda não recebeu nenhuma notícia sobre o paradeiro de sua filha depois que uma enchente catastrófica atingiu o Condado de Kerr.
“Estamos apenas rezando”, disse a mãe de Janie à CNN.
Lainey Landry, de 9 anos, também está desaparecida do acampamento, segundo sua mãe, Natalie. Ela é “corajosa e doce”, disse sua mãe à CNN.
O tenente-governador do Texas, Dan Patrick, prometeu às famílias dos campistas desaparecidos que “farão tudo o que for humanamente possível para encontrar sua filha”.
Temporais repentinos no Texas
O Rio Guadalupe subiu mais de 6 metros em pouco mais de 1h nesta sexta-feira (4), de acordo com informações do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos declarou estado de emergência por inundações repentinas em partes do Condado de Kerr, localizado no centro-sul do Texas Hill Country, após chuvas de até 30 centímetros.
Na cidade de Hunt, o Rio continua subindo acentuadamente e atingiu a segunda maior altura já registrada. “Esta é uma enchente muito perigosa e com risco de morte ao longo do rio. Procurem terrenos mais altos!”, alertou a o Serviço de Meteorologia.
Hunt, que fica a 190 quilômetros de Austin, registrou cerca de 16 cm de chuva em apenas três horas nesta sexta-feira (4) — um evento raro, que tem cerca de 1% de chance de acontecer em qualquer ano.
Com informações da Reuters*

