Confrontos aconteceram na cidade polonesa de Wroclaw, que sedia a decisão da competição Futebol Internacional, betis, Chelsea, CNN Esportes, Conference League, Futebol internacional CNN Brasil
A cidade polonesa de Wroclaw, que sedia nesta quarta-feira (28) a final da Conference League, foi palco de confrontos entre torcedores de Chelsea e Real Betis, gerando alerta das autoridades para possíveis novos episódios de violência.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram grupos rivais no centro da cidade atirando cadeiras uns contra os outros e participando de brigas generalizadas na noite de terça-feira (27).
Segundo a polícia polonesa, investigações estão em andamento para identificar os envolvidos. Um cidadão espanhol foi detido após uma briga na noite anterior, e outros três espanhóis foram presos nas primeiras horas desta quarta por terem arrancado bandeiras alusivas à final do torneio.
Na semana passada, a final da Europa League entre Manchester United e Tottenham, em Bilbao, também foi marcada por confrontos entre torcedores antes do jogo.
Chelsea and Betis fans CLASH in explosive scenes! 
 pic.twitter.com/Y9xWdjPFhq
— The Sun Football 
 (@TheSunFootball) May 28, 2025
Autoridades prometem rigor
O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, usou as redes sociais para condenar os episódios: “Tolerância zero para a violência nas nossas ruas!”, escreveu no X (antigo Twitter). “Agradeço à polícia pelas ações decisivas contra os hooligans com camisas de Chelsea e Betis em Wroclaw. Aviso: se necessário, a polícia será ainda mais implacável hoje!”.
As autoridades locais garantem que os torcedores podem se sentir seguros, já que há forte presença policial em pontos estratégicos da cidade.
Clima de festa entre os torcedores
Dentro de campo, Chelsea — bicampeão da Champions League e seis vezes campeão inglês — chega à final embalado após garantir o quarto lugar na Premier League no último domingo, o que assegura vaga na próxima edição da Champions.
Já os torcedores do Real Betis vivem um momento histórico: esta é a primeira final europeia do clube, e muitos sonham em superar o rival local, Sevilla, ao conquistar um título continental inédito.
Horas antes da partida, mesmo sob chuva constante, o clima entre os torcedores era de festa, minimizando os episódios de violência.
“Sempre tem alguém que causa no meio de 50 mil pessoas”, disse Juan, torcedor do Betis, na praça central de Wroclaw. “Estamos aproveitando cada segundo. Vamos comemorar depois, e esperamos que os torcedores do Chelsea chorem”.
Maria, outra torcedora do Betis, reforçou: “Não estamos com medo, estamos muito felizes. A maioria de nós só quer curtir o futebol e o jogo”.
(Reportagem de Tommy Lund em Wroclaw, Alan Charlish e Pawel Florkiewicz em Varsóvia; Edição de Andrew Cawthorne)

			
			
		