Clubes disputam a final do Mundial após duas décadas de altos investimentos Futebol Internacional, Chelsea, CNN Esportes, Mundial de Clubes, PSG (Paris Saint-Germain) CNN Brasil
Chelsea e PSG decidem o título do Mundial de Clubes neste domingo (13), às 16h (de Brasília), no MetLife Stadium.
O confronto marca o encontro de dois dos maiores símbolos do investimento externo no futebol europeu. Ambos passaram a gastar alto após mudanças no comando.
Desde 2003, o Chelsea foi comandado por Roman Abramovich e depois por Todd Boehly. Juntos, os dois investiram mais de R$ 26 bilhões em contratações.
A gestão de Abramovich durou de 2003 até 2022. Nesse período, o clube gastou cerca de R$ 15,81 bilhões.
Boehly assumiu a equipe em 2022. Em três temporadas, os gastos com reforços chegaram a R$ 10,69 bilhões.
Saiba quanto Chelsea e PSG vão receber em caso de título no Mundial
Já o PSG é administrado pela QSI, fundo do governo do Qatar, desde 2011. Os franceses investiram R$ 14,49 bilhões em jogadores até 2025.
A maior janela do PSG foi em 2023/24, com R$ 2,83 bilhões. No Chelsea, o maior valor foi em 2022/23, com R$ 4,32 bilhões.
Mundial: apenas times brasileiros venceram os finalistas Chelsea e PSG
Os dados do portal “Transfermarkt” consideram os valores por temporada, com base na cotação da libra e do euro no dia 10 de julho de 2025. Negócios envolvendo atletas menores de idade, como Estêvão, foram incluídos mesmo com inscrição futura.
Chelsea e PSG somam juntos R$ 41,19 bilhões em contratações desde o início das suas eras de investimento pesado.
Mundial de Clubes: veja o Top 10 dos jogadores mais valiosos
Valores de elenco dos finalistas
Em valor de elenco, o Chelsea não tem um potencial maior em relação ao PSG. A equipe inglesa está avaliada em 1,4 bilhões de euros (R$ 9,1 bilhões), contra 1,2 dos franceses (R$ 7,8 bilhões).
“No contexto global, o PSG busca consolidar-se como superpotência mundial, com um elenco estrelado e receitas robustas que sustentam altos investimentos. Enquanto o clube francês almeja a hegemonia continental, o inglês foca em competir consistentemente, mostrando que o potencial de arrecadação está diretamente ligado às ambições esportivas e à capacidade de monetizar sua marca globalmente”, falou Thales Rangel, Gerente de Marketing da Multimarcas Consórcios.
Fonte: Transfermarkt