By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Chevrolet Amazona era uma Suburban à brasileira e antecedeu a Veraneio
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Chevrolet Amazona era uma Suburban à brasileira e antecedeu a Veraneio
outros

Chevrolet Amazona era uma Suburban à brasileira e antecedeu a Veraneio

Última atualização: 22 de janeiro de 2025 22:40
Published 22 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe
Chevrolet Amazona
Versão nacional da Suburban, ela seria substituída pela VeraneioChristian Castanho/Quatro Rodas

Completando 90 anos em 2025, a Chevrolet Suburban americana é o carro há mais tempo em produção no mundo. Embora pouco conhecida no Brasil, ela chegou a ter uma versão nacional, que seria a antecessora da Veraneio.

Contents
Ficha técnica – Chevrolet AmazonaTeste QUATRO RODAS – maio de 1963

Lançada no fim de 1959, a Amazona (sem “s”, o feminino de cavaleiro) derivava da 3100, conhecida como Chevrolet Brasil, a picape que marcou a nacionalização dos produtos da General Motors, com diferenças em relação ao modelo americano.

  • Relacionadas
  • ClássicosA bizarra história dos Chevrolet Monza brasileiros importados da Venezuela10 ago 2024 – 19h08
  • ClássicosPicape do Chevette, Chevrolet Chevy 500 teve até câmbio automático16 fev 2016 – 18h02
  • ClássicosClássicos: a espaçosa, refinada e policialesca Chevrolet Veraneio20 jul 2024 – 12h07

Um dos diretores do Chevrolet Clube do Brasil de Carros Antigos, o colecionador Jerônimo Ardito afirma que a Brasil era derivada da terceira geração americana, que durou até 1954, mas com a cabine e os para-lamas parecidos com os da 3100 “Martha Rocha” de 1955.

Chevrolet Amazona
Apenas a parte de baixo datraseira dava acesso ao porta-malas: o vidro era fixoChristian Castanho/Quatro Rodas

É dessa receita nacional que deriva a Amazona, feita para as demandas do campo, como a Brasil, mas da cidade também. Pelo vocabulário da época, era uma camioneta ou camionete.

Continua após a publicidade

Com três filas de bancos revestidos de plástico, levava oito pessoas ou, sem os bancos de trás, até 650 kg de carga. Só o lado do passageiro dava acesso aos assentos traseiros, por uma terceira porta. A tampa do porta-malas abria da linha da cintura para baixo, como na maioria das picapes.

Na primeira QUATRO RODAS, em agosto de 1960, a Amazona foi o primeiro anúncio da GM na revista, como veículo escolar.

Chevrolet Amazona
Atrás iam cinco passageiros ou, sem os bancos, até 650 kg de cargaChristian Castanho/Quatro Rodas

Na linha 1963, os faróis simples foram trocados por duplos e os elementos em V que pareciam formar duas asas sobre a grade deram lugar a uma barra que incluía os piscas nas pontas.

Continua após a publicidade

A mecânica era velha conhecida entre os Chevrolet, um motor de seis cilindros em linha com 142 cv com câmbio manual de três velocidades. A Amazona ainda foi o primeiro modelo da GM testado pela revista, em maio de 1963, e o primeiro derivado de picape avaliado por ela – antes de um teste com picape.

Chevrolet Amazona
O motor era um seis-cilindros de 142 cvChristian Castanho/Quatro Rodas

Na reportagem foram registradas queixas como a trepidação do volante, grande oscilação em estradas de terra, freio de mão acionado mesmo com a alavanca abaixada, pintura dos para-lamas traseiros que não resistia tão bem às pedrinhas lançadas pelas rodas da frente, borracha da tampa traseira deslocada, qualidade das fechaduras, dureza da abertura das janelas e infiltrações de água e pó.

O espaço e o acabamento dos assentos, com ajustes de seis posições longitudinais, agradavam. A partida era feita por um botão junto ao acelerador. Mesmo sem assistência hidráulica, era fácil manobrar a perua.

Continua após a publicidade
Chevrolet Amazona
Câmbio na direção permitia o uso de banco dianteiro inteiriçoChristian Castanho/Quatro Rodas

“Não obstante as proporções da Amazona, a direção é leve: tem-se a impressão de que se conduz um veículo de passeio”, elogiava a revista, que ainda considerava seu consumo muito razoável e a aceleração boa, “graças à excelência do motor e da transmissão”.

No estojo de ferramentas vinha até uma prática bomba para enchimento dos pneus. Opcional atraente era a tração positiva, sistema de diferencial autoblocante.

A perua das fotos abaixo foi comprada em Sorocaba (SP). Foi de um único dono. “Apesar de rusticidade, ela deu bastante trabalho na funilaria e pintura por causa do tamanho”, diz o dono atual. As bordas do teto estavam podres. Pelo menos, a mecânica é bem conhecida.

Continua após a publicidade
Chevrolet Amazona
Acabamento ganhou destaque na restauração deste exemplarChristian Castanho/Quatro Rodas

Até 1963, foram produzidas 2.626 Amazona. Em 1964, a C-1416, mais tarde chamada de Veraneio, tirou o modelo de linha, mas manteve aqui por mais 30 anos uma linhagem que hoje prossegue com a recordista Suburban.

  • Relacionadas
  • NotíciasGrandes Brasileiros: Willys Pick-Up Jeep / Ford F-7524 out 2014 – 20h10
  • NotíciasGrandes brasileiros: Volkswagen Kombi Luxo13 out 2016 – 21h10
  • TestesGrandes Comparativos: Ford F-1000 x Chevrolet D-2028 out 2016 – 21h10
  • NotíciasUma ronda no tempo com as viaturas policiais do passado16 ago 2016 – 20h08

Ficha técnica – Chevrolet Amazona

  • Motor: dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, 4278 cm³, carburação simples, comando de válvulas no bloco, a gasolina
  • Diâmetro x curso: 95,25 x 100 mm
  • Taxa de compressão: 7,3:1
  • Potência: 142 cv a 4.000 rpm
  • Torque: 31,7 mkgf a 2.000 rpm
  • Câmbio: manual de 3 marchas, tração traseira
  • Dimensões: comprimento, 513 cm; largura, 210 cm; altura, 196 cm; entre-eixos, 305 cm
  • Peso: 1.850 kg
  • Suspensão: eixo rígido e molas semielípticas nas 4 rodas
  • Freios: a tambor
  • Pneus: Goodyear 7,10 x15

Teste QUATRO RODAS – maio de 1963

  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 21,1 s (com 200 kg) e 24,2 s (com 650 kg)
  • Velocidade máxima: 138 km/h
  • Frenagem de 80 km/h a 0: 27,7 metros
  • Consumo: 5,1 km/l (urbano) e 6,4 km/l (estrada)
  • Preço (abril de 1963): Cr$ 2.979.000
  • Preço (atualizado IGP-DI/FGV): R$ 177.8727
Publicidade

You Might Also Like

PL 2583 é necessário para fortalecimento da saúde, mas deve ser aprimorado

Réus do plano de golpe podem ficar em silêncio durante interrogatório 

O lobby, da opacidade à transparência

Marcha à ré: pode usar como freio em descida? Entenda 

Maior inimigo dos EUA não é a China, são os EUA, diz Hussein Kalout 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Jato executivo cai na água e deixa cinco feridos nos EUA 

8 de abril de 2025
Ministro do STJ que fez piada xenofóbica com baianos reage após repercussão: “Brincadeira sem maldade”
TCU libera recursos do Pé-de-Meia, mas dá prazo para governo incluir programa no Orçamento
Técnico Pedro Caixinha é demitido do Santos após sequência ruim 
Ministério vê COP30 como oportunidade para divulgar potencial do Brasil 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?