A Chevrolet definiu a data e o preço para o retorno de um de seus nomes mais fortes. O Chevrolet Captiva EV 2026 chega às concessionárias brasileiras a partir de meados de novembro com preço sugerido de R$ 199.990.
Posicionado logo acima do recém-lançado Spark EUV, o modelo é a aposta da marca para ganhar volume no segmento de SUVs médios elétricos, aproveitando o vácuo de lançamentos nessa faixa de preço.

Com 4,74 m de comprimento, o novo Captiva EV é derivado do projeto chinês Wuling Starlight S. Estrategicamente, ele oferece mais espaço que o Equinox a combustão (4,66 m) e custa consideravelmente menos que o Equinox EV. O objetivo é claro: atrair o consumidor que busca migrar para a eletrificação e que busca uma opção mais acessível.
Diferente das especulações iniciais, a ficha técnica oficial para o Brasil foi ajustada. O motor elétrico dianteiro entrega 201 cv (ante os 204 cv do modelo chinês original) e torque instantâneo, garantindo uma condução silenciosa típica dos elétricos. A empresa diz que o utilitário acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e que a velocidade máxima é limitada a 150 km/h.
O SUV tem uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 60 kWh. Segundo o ciclo PBEV do Inmetro, o Captiva EV roda até 304 km. Embora o número seja inferior aos 510 km do otimista ciclo chinês (CLTC), ele reflete uma medição mais rigorosa no Brasil.
Segundo a Chevrolet, o carro suporte uma carga em corrente alternada de até 6,6 kW, enquanto a recarga em corrente contínua pode chegar a 120 kW. No último caso, o SUV levará 30 minutos para carregar de 30% a 80%.

O SUV estreia em versão única, batizada de Premier. O pacote de série foca no conforto e na tecnologia, com destaque para o Chevrolet Intelligent Driving, sistema que agrupa assistentes ativos de condução (ADAS).
No interior, o SUV médio tem console central flutuante com dois porta-copos e carregador por indução, além dos comandos para o sistema de ar-condicionado (que não é de duas zonas). A seleção de marcha é feita por alavanca na coluna de direção.
Terá central multimídia de 15,6″, quadro de instrumentos digital de 8,8″, câmeras de visão 360°, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura elétrica, piloto automático adaptativo com controle em curva, frenagem autônoma de emergência, assistente de faixa, faróis e lanternas de led, bancos com revestimento de vinil, rodas aro 18″ e chave presencial.

O modelo chegará importado da China por R$ 199.990. É um preço que o coloca diretamente como rival do Geely EX5 (R$ 205.800), BYD Yuan Plus (R$ 235.990), GAC Aion V (R$ 219.990), Leapmotor B10 (R$ 172.990) e Omoda E5 (R$ 209.900). Além da versão puramente elétrica, a Chevrolet estuda importar uma variante híbrida plug-in (PHEV) com motor 1.5 a gasolina, para rivalizar com BYD Song Plus e GWM Haval H6.
O Captiva EV terá garantia de 8 anos (ou 160.000 km) para a bateria, mas apenas 3 anos para o veículo.
No horizonte, permanece a possibilidade de nacionalização. Executivos da marca já sinalizaram planos de montar veículos em parceria com a Comexport, e o Captiva EV desponta como um forte candidato para a linha de montagem nacional, dependendo da recepção do mercado. O complexo em Horizonte (CE), onde ficava a fábrica da Troller, montará o Spark EUV.

