By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Chevrolet Chevette era leve, potente e tinha tração traseira
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Chevrolet Chevette era leve, potente e tinha tração traseira
outros

Chevrolet Chevette era leve, potente e tinha tração traseira

Última atualização: 4 de maio de 2025 09:54
Published 4 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe
Chevette
Versão duas portas era a favorita dos compradoresMarco De Bari/Quatro Rodas

O Chevette foi o primeiro compacto da  GM no Brasil e desfrutou de grande popularidade, mas se viu ameaçado por uma nova geração de automóveis com motor e tração dianteiros na virada da década de 80. Em 1982, o Monza evidenciou sua defasagem técnica e de estilo, o que levou o fabricante a promover uma sensível reformulação no sedã. E a tática deu certo – foi campeão de vendas em 1983, superando o Fusca.

Dez anos após o lançamento, em 1973, a segunda geração do Chevette tinha a missão de preservar a satisfação dos clientes: as melhorias no projeto mantiveram a concepção de motor dianteiro (agora aumentado para 1,6 litro) e tração traseira (por eixo rígido). Mas alterações mais perceptíveis estavam no estilo, devidamente atualizado para concorrer com projetos mais modernos.

  • Relacionadas
  • ClássicosChevrolet Chevette: primeiro “carrinho” da GM parecia um pequeno esportivo4 jun 2021 – 08h06
  • ClássicosPicape do Chevette, Chevrolet Chevy 500 teve até câmbio automático16 fev 2016 – 18h02
  • NotíciasClássicos: Chevrolet Chevette GP II era o Onix RS de 40 anos atrás14 nov 2020 – 20h11

Completamente revista, a dianteira estava mais baixa e inclinada, com faróis retangulares, piscas integrados e uma grade semelhante à do Opala. Nas laterais, o destaque eram os para-lamas redesenhados e os quebra-ventos, uma exigência do mercado. A sobriedade do conjunto era reforçada pelas linhas retas das lanternas traseiras e dos para-choques.

Chevrolet Chevette

Continua após a publicidade

O interior também recebia atualizações: retrovisores com controle interno e painel de instrumentos redesenhado com velocímetro, marcador de combustível e termômetro. O volante tinha aro de maior diâmetro e dois raios inferiores, para melhorar a visualização dos instrumentos. Porém, a ergonomia era crítica. Os pedais estavam deslocados em relação à direção, e o banco traseiro só comportava crianças com conforto.

Sob o ponto de vista técnico, outros avanços no propulsor: o cabeçote de fluxo cruzado recebeu câmaras otimizadas para suportar maior taxa de compressão – medidas que resultaram em melhor desempenho e menor consumo. O rendimento ficaria ainda maior com a opção do câmbio de cinco marchas.

Seus 73 cv o levavam de 0 a 100 km/h em 16,6 segundos, com velocidade máxima de 149 km/h. O consumo médio era de 7 km/l na cidade e 11,1 na estrada, com álcool. O Chevette preservava suas qualidades: robusto, confiável e até divertido – graças à direção precisa, freios eficientes e boa estabilidade. A tração traseira e o entre-eixos curto conferiam outra praticidade: diâmetro de giro pouco superior a 10 m.

Continua após a publicidade

Chevrolet Chevette

A GM também investiu em conforto: o câmbio automático de três marchas era a novidade do modelo 1985, seguido do caro (e raro) ar-condicionado. O ápice ocorreu em 1988. A versão top (SE) passou a se chamar SL/E e o motor 1.6 recebeu um novo coletor de admissão, pistões e bielas mais leves e carburador de corpo duplo. A potência saltou para 81 cv, deixando-o mais rápido e veloz. O acabamento interno marrom era um dos opcionais mais interessantes, como este que equipa o Chevette SL do casal Fabio e Eleonora Alvarado.

A Chevrolet chegou a oferecer versões quatro-portas, mas sem muito sucesso. E o compacto não tinha vocação familiar, apesar do porta-malas de 323 litros. Em 1991, há 18 anos no mercado, chegou à maturidade em versão única, a DL. Mas estava aquém do Voyage, Prêmio e Escort. Seu fim de carreira foi marcado por duas versões: a Junior, com motor 1.0 (e 50 cv) e a derradeira “L”, um popular com motor 1,6 litro que encerrou uma história de 20 anos e 1,6 milhão de unidades vendidas.

Continua após a publicidade

Teste QUATRO RODAS – junho de 1990
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,1 s
Velocidade máxima: 153 km/h
Consumo urbano: 9,93 km/l (álcool)
Preço (maio de 1990): Cr$ 550.000
Preço (atualizado IPC-Brasil): R$ 64.063
Ficha Técnica – Chevette SL 1988
Motor: 4 cilindros em linha, long., 1.599 cm3, 8V, comando de válvulas simples no cabeçote, carburadores de corpo duplo, 81 cv a 5.200 rpm, 12,8 mkgf a 3.200 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas, tração traseira
Dimensões: comp., 419 cm; larg., 157 cm; alt., 132 cm; entre-eixos, 239,5 cm; peso, 930 kg
Pneus: 175/70 R13

 

Publicidade

You Might Also Like

Zoo de Brasília seguirá fechado após nova suspeita de gripe aviária

Entenda a possível agenda de amistosos da Seleção Brasileira antes da Copa 

Queda de avião na Índia: Veja outros acidentes aéreos mortais no país 

Drones em Guarulhos: PF investiga relação com apreensão de 160 kg de drogas 

Juiz anula julgamento de Harvey Weinstein por acusação de estupro 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Suspeito de matar general russo é acusado de terrorismo e tem prisão preventiva 

19 de dezembro de 2024
CFM interdita registro de médico envolvido na morte de paciente após hidrolipo
Filha de homenageado pela Grande Rio ironiza escolha de Virgínia; veja
Com 5 votos a 1, Moraes pede vista em julgamento de execução trabalhista 
BBB25: Tadeu chama atenção de brother no Sincerão: ‘Pipocômetro é absoluto’ 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?