By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Chevrolet pode ter que pagar R$ 2,5 bilhões para donos de Onix 2012 a 2018
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Chevrolet pode ter que pagar R$ 2,5 bilhões para donos de Onix 2012 a 2018
outros

Chevrolet pode ter que pagar R$ 2,5 bilhões para donos de Onix 2012 a 2018

Última atualização: 25 de fevereiro de 2025 19:25
Published 25 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em maio de 2017 o Latin NCAP divulgava que o Chevrolet Onix havia zerado no teste de impacto lateral. E o órgão afirmou na ocasião que o compacto “mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura”. 

Logo depois desse teste, a General Motors decidiu aplicar aços de ultra-alta resistência nas colunas A e B, como forma de melhorar a segurança contra impactos laterais. Os modelos 2018 já saíram de fábrica com essas melhorias.

A questão é que exatas 969.719 unidades do Onix sem o reforço estrutural foram vendidas no Brasil e o Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação nesta segunda-feira (24) da General Motors do Brasil (GMB) pela comercialização destes modelos considerados “inseguros”.

  • Relacionadas
  • NotíciasChevrolet Onix terá produção reduzida por meses antes da linha 20268 fev 2025 – 07h02
  • NotíciasApós zerar testes de colisão, Onix terá reforços estruturais21 set 2017 – 14h09
  • NotíciasChevrolet Onix Log é versão furgão de fábrica por menos de R$ 90.0005 fev 2025 – 07h02

O MPF quer que a fabricante pague por danos morais coletivos pela fabricação e comercialização de Chevrolet Onix produzidos entre 2012 e 14 de janeiro de 2018.

A reportagem da Veja destaca também que o MPF reitera o pedido de recall dessas unidades para que sejam feitas as reparações necessárias às laterais do veículo para que tenham as mesmas características dos modelos atuais, assim como, a legislação vigente.

A procuradoria da República acrescenta que “desde 2012, a GM do Brasil colocou no mercado brasileiro um veículo impróprio e inadequado para uso, que contribuiu para a ocorrência de inúmeros acidentes com consequências irreversíveis.”

Continua após a publicidade

Chevrolet_Onix-Prisma_+_2_Airbags_(desde_15-01-2018)
Ambos, Onix e Prisma, são equipados com dois airbagsLatin NCAP/Divulgação

Foram quase 1 milhão de unidades vendidas envolvidas nesse processo. Segundo o MPF a GM faturou cerca de R$ 8,3 bilhões por ano, considerando o período de seis anos consecutivos de vendas desses exemplares, outubro de 2012 a outubro de 2018, o faturamento bruto foi de R$ 49,8 bilhões.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Para o MPF, “a fabricação e a comercialização de produto que expõe o consumidor a risco concreto de lesão ofende o direito fundamental à vida e à segurança”, e defende o pagamento de indenização com um percentual mínimo de 5% do faturamento bruto total obtido com a venda dos veículos Onix desde o lançamento.

Continua após a publicidade

E com base nas informações de faturamento obtidas pelo MPF esse valor é de R$ 2,5 bilhões, que devem ser distribuídos da seguinte forma:

• R$100.000 aos familiares de vítimas fatais em acidentes, decorrentes de impacto lateral, com o veículo;

• R$50.000 a cada consumidor que comprovadamente sofreu danos físicos em acidentes, decorrentes de impacto lateral;

• O restante, destinado ao dano moral coletivo indivisível, será calculado com base no faturamento da GMB com as vendas do Onix. Caso não haja comprovação dos danos individuais, os valores serão destinados ao Fundo de Direitos Difusos.

Continua após a publicidade

O MPF requer, ainda, que a ação tenha o julgamento da lide antecipado, ou seja, que a Justiça decida sobre o processo, sem precisar de mais provas ou audiências.

Procurada pela nossa reportagem a GM respondeu com a seguinte nota oficial: ”A General Motors não comenta casos que estão em andamento na justiça. No entanto, é importante ressaltar que o veículo em questão atende integralmente às especificações técnicas aplicáveis à legislação brasileira, incluindo todas as normas e regulamentações veiculares em vigor.”

Como tudo começou?

A ação teve início em 2020, quando a unidade do MPF em Minas Gerais e o Ministério Público de Minas Gerais tiveram conhecimento de que o veículo tinha sido reprovado em um teste de segurança internacional, o Latin NCAP. 

De acordo com os autores da ação, o procurador da República em Uberlândia Cléber Neves e o promotor de Justiça Fernando Martins, embora as especificações de segurança veicular legalmente exigidas no Brasil tenham sido observadas, o resultado demonstrava que o veículo era inseguro aos consumidores. 

Continua após a publicidade

O processo foi transferido para o Distrito Federal devido à abrangência do caso, que tem consequências em todo o território nacional.

O procurador da República Anselmo Cordeiro Lopes, atual responsável pelo caso e que assina a manifestação encaminhada esta semana, ressalta que a GMB em nenhum momento do processo negou a vulnerabilidade de segurança lateral dos veículos. Nesse sentido, a empresa limitou-se a afirmar que os veículos Chevrolet Onix, até 2018, destinados ao mercado brasileiro foram fabricados de acordo com as exigências da legislação do país à época.

Lopes acrescenta que “as provas colhidas no processo mostram que os veículos produzidos na mesma fábrica do Brasil recebia proteção lateral extra quando tinham como destino o mercado consumidor do Estados Unidos. O veículo destinado ao Brasil só teve a proteção minimamente adequada lateral do veículo implementada a partir das produções de novo modelo do Chevrolet Onix em 15 de janeiro de 2018, após a repercussão negativa da avaliação pela Latin NCAP.”

A fala do procurador fala do Onix ter sido exportado para os Estados Unidos, o que nunca aconteceu. Porém, é verdade que o hatch foi exportado para outros países com as barras laterais, como foi o caso das unidades enviadas para o México.

O processo aguarda a análise pela 3ª Vara Federal Cível do Distrito Federal e MPF vença a ação todos os proprietários de Onix 2012 a 2018 vão poder entrar com um pedido na justiça para serem indenizados.

Publicidade

You Might Also Like

Você atendeu e desligaram? Veja os perigos que cercam o “Ghost Calls”

CNN Talks debate nesta terça (8) regulação e financiamento climático 

Homens que incendiaram Floresta Nacional de propósito viram réus

Porta arrombada e sangue no chão. Veja como ficou restaurante invadido

Sob críticas por Selic alta, Galípolo almoça com parlamentares nesta terça 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Atlético-MG volta a se animar e pode fazer proposta por Rony, do Palmeiras 

6 de fevereiro de 2025
Colégio de elite suspende 34 alunos acusados de bullying; saiba detalhes
Confira a lista de celulares que são compatíveis com a rede “5G Pura” 
Mourão diz que Bolsonaro estava pronto para entregar governo a Lula 
Em feira internacional, Brasil apresenta roteiros baianos como principais destinos turísticos; saiba quais são
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?