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China barra termos “inteligente” e “direção autônoma” em anúncios de carros 

Última atualização: 17 de abril de 2025 18:28
Published 17 de abril de 2025
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Medida foi tomada após uma colisão fatal envolvendo o carro elétrico SU7 da Xiaomi em março
Este conteúdo foi originalmente publicado em China barra termos “inteligente” e “direção autônoma” em anúncios de carros no site CNN Brasil.  Negócios, -agencia-reuters-, Carros Autônomos, China, CNN Brasil Money CNN Brasil

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A China está proibindo montadoras de usarem os termos “direção inteligente” e “direção autônoma” ao anunciarem recursos de assistência ao motorista e vai reforçar a fiscalização sobre essas tecnologias.

A regra sobre a publicidade de veículos foi entregue pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação em reunião com quase 60 representantes de montadoras na quarta-feira (16), de acordo com uma transcrição vista pela Reuters e confirmada por um dos participantes.

A medida foi tomada após uma colisão fatal envolvendo o carro elétrico SU7 da Xiaomi em março, que provocou preocupações generalizadas sobre a segurança do veículo.

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Descobertas preliminares mostraram que o carro da Xiaomi pegou fogo após bater em um poste a uma velocidade de 97 km/h, segundos depois que o motorista assumiu o controle do sistema avançado de assistência à direção (Adas, da sigla em inglês).

O ministério confirmou a reunião em uma declaração em que disse ter esclarecido as montadoras sobre os novos requisitos publicados em fevereiro envolvendo tecnologias de atualização remota relacionadas à direção de veículos inteligentes e conectados.

De acordo com a regra atualizada, as montadoras não têm mais permissão para testar e melhorar seu Adas por meio de atualizações remotas de software em veículos já entregues aos clientes sem aprovação, segundo a transcrição da reunião.

Agora, elas são obrigadas a realizar testes suficientes para verificar a confiabilidade e obter a aprovação das autoridades antes de tais implementações.

A Huawei, que fornece seu Adas para pelo menos sete marcas na China, incluindo a Audi, estava entre as empresas que participaram da reunião, de acordo com a transcrição.

A decisão ocorre em um momento em que as montadoras chinesas estão correndo para lançar novos modelos equipados com Adas, divulgando o recurso como “direção inteligente” em meio a uma guerra de preços que segue pelo terceiro ano no maior mercado automotivo do mundo.

A BYD acirrou a competição em fevereiro, quando lançou pelo menos 21 veículos econômicos com preços abaixo de US$ 10.000 e equipados com recursos gratuitos de “direção inteligente”. Muitos de seus concorrentes, incluindo a Leapmotor e a Toyota, lançaram veículos econômicos com recursos semelhantes.

Os órgãos reguladores chineses estão reforçando o controle sobre as tecnologias de veículos elétricos, já que o setor cresceu mais rápido do que o esperado, com as vendas de modelos elétricos e híbridos sendo mais da metade do total no final do ano passado.

Regras sobre os padrões de baterias de veículos elétricos, com o objetivo de reduzir os riscos de incêndios e explosões, também estão sendo reforçadas.

Analistas e fontes do setor alertaram que regras mais rígidas aumentarão os custos e reduzirão o ritmo de desenvolvimento e adoção da tecnologia. Mas isso também pode acelerar uma consolidação há muito esperada no concorrido setor automotivo da China, que vem enfrentando excesso de capacidade.

Este conteúdo foi originalmente publicado em China barra termos “inteligente” e “direção autônoma” em anúncios de carros no site CNN Brasil.

 

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