Lançamento de protótipo totalmente autônomo leva China a um lugar de destaque no mercado da robótica internacional Tecnologia, China, Robô, Robótica CNN Brasil
A China deu um importante passo na corrida tecnológica com a criação de um robô humanoide que, além de trabalhar 24 horas por dia de forma 100% autônoma, consegue administrar os próprios recursos de energia. Walker S2, nome dado ao protótipo desenvolvido pela empresa UBTech Robotics, é considerado um marco da inovação mundial.
No processo de troca da bateria, o autômato humanoide pode recorrer ao outro dispositivo instalado no próprio sistema, em uma estrutura semelhante a pen drives.
Para isso, no entanto, o robô leva em conta a demanda energética dispensada em uma eventual nova tarefa.
Durante o processo de desenvolvimento do projeto, a equipe lançou mão de método tecnológico conhecido como UBTech Robotics, que utiliza um programa semelhante a um cérebro superinteligente que garante as funções autônomas e de autogerenciamento.
É por meio deste sistema que Walker S2 executa diferentes linhas de produção, auxiliado pelas decisões de uma rede de outros robôs que organiza as funcionalidades do software.
Pioneirismo chinês na robótica
O lançamento do protótipo totalmente autônomo leva China a um lugar de destaque no mercado da robótica internacional, conforme relatório divulgado pela empresa norte-americana Moodys.
O documento destaca que o país combina os recursos da IA avançada à produção tecnológica de baixo custo de forma inédita. Outro artigo sobre o tema também chama a atenção para o fato de que aproximadamente metade das empresas especializadas no desenvolvimento de robôs humanoides, hoje, estão no país asiático.
Relatório PNUD 2025 apresenta impactos da IA no desenvolvimento humano

