By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: China promete retaliação caso Trump não recue de tarifa adicional de 100% 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > China promete retaliação caso Trump não recue de tarifa adicional de 100% 
outros

China promete retaliação caso Trump não recue de tarifa adicional de 100% 

Última atualização: 12 de outubro de 2025 03:43
Published 12 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Resposta veio por meio de um porta-voz do Ministério do Comércio chinês neste domingo (12)  Macroeconomia, China, CNN Brasil Money, Donald Trump, estilo-cnn-money, EUA, guerra comercial EUA China, Xi Jinping CNN Brasil

Contents
Leia maisEUA retoma guerra comercial contra a China após subir taxas a 130%; entendaEUA estão mais vulneráveis que a China após nova tarifa, diz professorComo a escalada da tensão comercial entre EUA e China beneficia o Brasil?

Pequim prometeu contramedidas caso o presidente dos EUA, Donald Trump, cumpra sua promessa de impor novas tarifas de 100% sobre as importações chinesas.

A ameaça de Trump veio depois que a China implementou uma série de restrições à exportação de minerais de terras raras na semana passada. A escalada das tensões ameaça inviabilizar meses de progresso nas negociações comerciais.

“Recorrer a ameaças de tarifas altas não é a maneira correta de se envolver com a China”, disse um porta-voz do Ministério do Comércio neste domingo (12), nos primeiros comentários de Pequim sobre a ameaça.

Leia mais

  • EUA retoma guerra comercial contra a China após subir taxas a 130%; entenda

    EUA retoma guerra comercial contra a China após subir taxas a 130%; entenda

  • EUA estão mais vulneráveis que a China após nova tarifa, diz professor

    EUA estão mais vulneráveis que a China após nova tarifa, diz professor

  • Como a escalada da tensão comercial entre EUA e China beneficia o Brasil?

    Como a escalada da tensão comercial entre EUA e China beneficia o Brasil?

“Se os EUA persistirem em agir unilateralmente, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para salvaguardar seus direitos e interesses legítimos”, acrescentou o porta-voz.

“Nossa posição sobre uma guerra tarifária permanece consistente – não queremos uma, mas não temos medo de uma”, completou.

A rápida escalada das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo derrubou as ações, abalando investidores e indústrias ao gerar temores de uma repetição da batalha tarifária retaliatória da primavera, quando os impostos sobre as importações chinesas e americanas dispararam para cerca de 145% e 120%, respectivamente.

Isso também traz novas incertezas às negociações comerciais em andamento entre os dois países.

Esperava-se que Trump e o líder chinês. Xi Jinping, realizassem uma reunião muito aguardada na Coreia do Sul dentro de duas semanas, mas o americano, citando a questão das terras raras, lançou dúvidas sobre a realização do encontro.

Pequim não dá sinais de recuar, com o porta-voz do ministério instando Washington a “corrigir prontamente sua abordagem equivocada” e “preservar o progresso duramente conquistado nas negociações”.

O Ministério do Comércio descreveu as novas regras sobre terras raras como uma “ação legítima” e culpou Washington pela recente escalada, apontando para a introdução, pelo governo Trump, de uma série de novas medidas restritivas contra a China duas semanas após a última rodada de negociações comerciais em Madri, em setembro.

Desde então, Washington adicionou diversas empresas chinesas à sua lista de controle de exportação, expandindo seus controles para abranger subsidiárias de empresas listadas, além de impor taxas portuárias especiais para navios chineses.

“As ações dos EUA prejudicaram seriamente os interesses da China e minaram a atmosfera das negociações econômicas e comerciais bilaterais. A China se opõe firmemente a essas medidas”, disse o porta-voz.

Os novos e abrangentes controles sobre terras raras anunciados por Pequim incluíram uma lista expandida de minerais restritos e restrições estendidas às suas tecnologias de produção e uso no exterior, incluindo para aplicações militares e de semicondutores.

Espera-se que isso exerça uma pressão sobre as indústrias globais e as cadeias de suprimentos de tecnologia, que dependem desses minerais para produzir tudo, desde eletrônicos de uso diário, semicondutores e automóveis até caças.

Na rede social Truth Social, Trump descreveu a ação “chocante” da China como “extremamente hostil” e uma “vergonha moral nas relações com outras nações”.

Especialistas disseram que as medidas de Pequim refletem amplamente as restrições que Washington impôs aos semicondutores ao longo dos anos, o que limita a exportação de chips ou equipamentos de fabricação de chips para a China – seja dos EUA ou de um terceiro país onde foram fabricados com tecnologia americana.

O Ministério do Comércio da China disse que a reação de Washington às suas novas regras sobre terras raras demonstra seus “padrões duplos”.

“Por muito tempo, os Estados Unidos extrapolaram o conceito de segurança nacional e abusaram dos controles de exportação, adotando medidas discriminatórias contra a China e impondo restrições unilaterais de ‘jurisdição de longo alcance’ a uma ampla gama de produtos”, disse o porta-voz.

A lista de controle de exportação dos EUA abrange mais de 3 mil itens, em comparação com pouco mais de 900 na lista da China, acrescentaram.

Pequim há muito critica Washington por exercer controle além de suas fronteiras por meio de regras de exportação que impedem empresas de terceiros de fornecer à China chips fabricados com tecnologia americana.

A decisão da China sinalizou uma mudança em sua estratégia, ao adotar táticas semelhantes.

 

You Might Also Like

Cidade de SP entra em estado de atenção; Defesa Civil emite alerta extremo 

Após recorde, Igor Thiago diz estar pronto para ser 9 do Brasil na Copa 

Flávio Bolsonaro manda recado a Michelle para derrotar o “partido das trevas”: “Não caia em pilha errada”

Ministra de Lula entra na mira de mais um partido: “Seria muito bem-vinda”

PM atropelada em abordagem é levada de avião para casa após cirurgia

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Dólar cai com dados e tarifa; euro salta com sinal de alta de gasto na UE 

5 de março de 2025
Lily Allen expõe suposto vício em sexo de David Harbour em álbum surpresa 
Estudantes passam em 5 universidades públicas de medicina: “Rotina intensa” 
Mãe de Travis Kelce avalia Taylor Swift em podcast do jogador 
Prefeita de Balneário Camboriú é atropelada por patinete elétrico um dia antes de tomar posse 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?