Max Verstappen abandonou a corrida ainda na primeira volta após colidir com Kimi Antonelli Automobilismo, CNN Esportes, Fórmula 1, McLaren, outros esportes, Red Bull Racing CNN Brasil
O chefe da Red Bull, Christian Horner, afirmou que a temporada 2025 da Fórmula 1 está se transformando em uma disputa entre apenas dois competidores: os pilotos da McLaren. A declaração veio depois de um Grande Prêmio da Áustria para ser esquecido, realizado neste domingo (29) , na casa da equipe austríaca.
O atual campeão Max Verstappen abandonou a corrida ainda na primeira volta, após ser atingido pelo novato da Mercedes, Kimi Antonelli. Seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda, teve um desempenho igualmente frustrante e terminou na última posição.
Com a vitória de Lando Norris e o segundo lugar de Oscar Piastri, que garantiram a dobradinha da McLaren, Verstappen viu sua situação no campeonato se agravar: ele agora está 61 pontos atrás do líder, Piastri.
“A vantagem que eles têm é significativa. Parece mesmo uma corrida entre dois cavalos. A McLaren tem uma boa folga em relação ao restante do pelotão”, disse Horner.
“Para nós, o foco é corrida por corrida. Não pensamos em campeonato. Pensamos na próxima etapa em Silverstone, no que podemos alcançar lá; depois Spa-Francorchamps, depois Budapeste. Você tenta aproveitar cada oportunidade, como fizemos em Ímola”.
Verstappen havia se classificado apenas em sétimo no sábado, prejudicado por bandeiras amarelas causadas por uma rodada de Pierre Gasly nos instantes finais da sessão.
Durante a prova, o holandês foi vítima de um erro de Antonelli, que calculou mal a freada na curva três e acertou seu carro, encerrando sua participação prematuramente.
Tsunoda também teve uma corrida difícil. Além da falta de ritmo, recebeu uma punição de 10 segundos por uma colisão com Franco Colapinto, da Alpine, terminando em último.
A Ferrari conseguiu colocar Charles Leclerc e Lewis Hamilton em terceiro e quarto lugares, resultado que elevou a equipe italiana à segunda posição no campeonato de construtores.
Horner resumiu o sentimento da equipe após a corrida.
“Foi uma corrida em casa para esquecer. Ontem demos azar com a bandeira amarela, que nos colocou nessa posição em que você fica sujeito a acidentes. O Kimi perdeu o controle de maneira espetacular”, disse.
“O Max já estava praticamente contornando a curva e reacelerando, quando foi atingido. Um erro infeliz do Kimi. Ele pediu desculpas ao Max, mas acabou com a nossa tarde […] não acho que teríamos ritmo para brigar com a McLaren hoje, então parabéns ao Lando. Acho que estaríamos naquela luta com as Ferraris. Mas quando você sai na curva três, não há muito a fazer”.
(Reportagem de Alan Baldwin, edição de Clare Fallon)