Na primeira quinzena de janeiro, a média de chuvas registradas no estado foi de 171,4 mm
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas deixam 16 cidades em estado de alerta em Mato Grosso no site CNN Brasil. Mato Grosso, -agencia-cnn-, Chuvas CNN Brasil
O governo de Mato Grosso instituiu na sexta-feira (17) uma sala de situação para monitoramento e atendimento das cidades afetadas pelas chuvas intensas que atingiram a região. Segundo a Defesa Civil, 16 municípios estão em estado de alerta.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), na primeira quinzena de janeiro, a média de chuvas registradas no estado foi de 171,4 mm. O número representa 80% da média contabilizada durante todo o mês de janeiro de 2024, que foi de 215 mm.
Os municípios de Paranatinga e Confresa estão em situação de emergência e registraram inúmeros alagamentos em ruas e casas.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Paranatinga registrou 74 mm de chuvas entre quinta-feira (16) e sexta-feira. Já em Confresa foram registrados 135 mm.
Confira abaixo a lista de cidades que estão sob monitoramento:
- Paranatinga
- Confresa
- Rio Branco
- Salto do Céu
- Alto Paraguai
- Cuiabá
- Nobres
- Arenápolis
- Barra do Bugres
- Campo Novo do Parecis
- Denise
- Nova Marilândia
- Nova Olímpia
- São José do Rio Claro
- Lucas do Rio Verde
- Chapada dos Guimarães
Alerta de perigo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (18) um alerta de perigo para o estado. A previsão é válida até a manhã de domingo (19).
De acordo com o órgão, há risco de chuva entre 30 e 60 mm/h, ventos intensos de 60 a 100 km/h, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
*Sob supervisão de Douglas Porto
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas deixam 16 cidades em estado de alerta em Mato Grosso no site CNN Brasil.