Com previsão de ventos de aproximadamente 50 km/h, o alerta para temporais permanece para os três estados do Sul, além do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul Nacional, -transcricao-de-videos-, Ciclone, Região Sul, Rio Grande do Sul, Temporais, Uruguai CNN Brasil
Um ciclone extratropical posicionado na costa do Uruguai pode provocar novos temporais e ventanias na região Sul do país neste domingo (11). O fenômeno influencia e contribui para espalhar instabilidades atmosféricas por toda a região Sul brasileira, intensificando as condições para temporais e ventos fortes.
Com previsão de ventos de aproximadamente 50 km/h, o alerta para temporais permanece para os três estados do Sul, além do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que estão sob condição de instabilidade climática.
Os temporais provocados pela passagem do ciclone já causaram diversos problemas no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil do estado informou que 13 cidades registraram estragos provocados pelas chuvas até o momento.
Os transtornos são pontuais, incluindo alagamentos, queda de árvores e destelhamento de casas. Em Londrina, no Paraná, já foi registrada uma rajada de vento mais intensa, chegando a 70 km/h.
Entenda o que é o ciclone
Os ciclones extratropicais são sistemas meteorológicos comuns na costa do Sul e do Sudeste do Brasil.
O fenômeno, que se forma entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, gera muitas nuvens de chuva e ventos fortes pelo fato de ser uma área de baixa pressão atmosférica organizada em vários níveis.
Segundo o Climatempo, eles podem se formar em qualquer época do ano, mas são mais frequentes nos meses de outono e de inverno. A maioria deles está associada às frentes frias, mas também é capaz de se iniciar de maneira independente.

