Urupema, na Serra Catarinense, amanheceu com vegetação coberta por gelo e com estalactites em telhados; município já havia registrado ontem (1º) a menor temperatura do estado, com -5,9°C Santa Catarina, -agencia-cnn-, baixas temperaturas, Frio, Geada CNN Brasil
A cidade de Urupema, localizada na Serra de Santa Catarina e reconhecida como a Capital Nacional do Frio, registrou uma temperatura de -7,8ºC na manhã desta terça-feira (2). Imagens mostram a vegetação do município coberta por gelo e estalactites que se formaram em telhados.
Os dados foram divulgados pela Defesa Civil do estado. Além de Urupema, outros municípios também atingiram temperaturas negativas. Veja as cinco cidades mais frias de SC na manhã de hoje (2):
- Urupema: -7,8ºC
- Urubuci: -6,6
- São Joaquim: -6,0
- Painel: -4,2
- Rio Rufino: -3,9
Veja como amanheceu a Capital Nacional do Frio:
Na manhã desta segunda-feira (1º), a cidade de Urupema já havia atingido a menor temperatura do estado, com -5,9°C. Segundo a Defesa Civil, o frio é provocado por uma intensa massa de ar polar que avança pelo Sul do Brasil, o que mantém as temperaturas em declínio acentuado até pelo menos a manhã de quinta-feira (3).
Frio no Sul do Brasil
No terceiro dia da frente fria que se move pelo país, as cidades da Região Sul do país ainda são as mais afetadas pelo clima gelado nesta quarta-feira (2).
O ar frio polar deve seguir e continua intenso sobre o Sul do Brasil, com temperaturas abaixo de 0°C podendo ocorrer nos três estados.
Nas capitais, segundo a agência Nottus, o clima não deve ser muito diferente. Com predomínio de céu nublado e o ar frio de origem polar atuando com muita força, o dia deve ser gelado para a população da grande Curitiba, que deve ter máxima de 7°C, com expectativa do registro da tarde mais gelada do ano. A mínima vai variar muito pouco com a máxima, sendo de 6°C.
Em Porto Alegre, a mínima pode ser ainda mais baixa, com 3°C, mas com máxima de 13°C. Mesmo com ventos mais fracos e zero chances de chuva, a sensação térmica deve ficar em torno dos 10°C, resultando também em uma tarde gelada na capital gaúcha.
A capital catarinense, Florianópolis, deve ser a capital com a temperatura mais alta no Sul, chegando a máxima de 14°C e mínima de 7°C. Com uma umidade relativamente alta, é a única com chances de chuva, com 64% de probabilidade.
Em caso de temperatura baixas como as apresentadas, é recomendado que a população redobre os cuidados com a população vulnerável, como crianças, idosos e população em situação de rua, além de animais de estimação.
*Sob supervisão de AR.

