Eleições suplementares foram realizadas após determinação do TSE Política, Eleições, TSE (Tribunal Superior Eleitoral) CNN Brasil
Eleitores dos municípios de São José da Varginha, em Minas Gerais, e Guatapará, em São Paulo, elegeram novos prefeitos em eleição suplementar realizada no domingo (3).
Em São José da Varginha, Victor Paulino de Melo Pereira (Avante) foi eleito prefeito com 1.587 votos, que representa 50,91% dos votos válidos.
Enquanto em Guatapará, Gildemir de Souza (PSD) foi eleito prefeito com 2.306 votos, 57,94% dos votos válidos.
A eleição dos novos prefeitos foi determinada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), após indeferimento das candidaturas dos antigos prefeitos: José Alves de Carvalho Neto (PP), em São José da Varginha, e Ailton Aparecido da Silva (MDB), em Guatapará.
Em Minas Gerais, José Alves de Carvalho Neto perdeu o mandato devido a uma condenação criminal definitiva que o tornou inelegível. Já em São Paulo, Ailton Aparecido da Silva foi barrado por inelegibilidade reflexa, pois tentou suceder o pai — ex-prefeito falecido — em um intervalo considerado curto, caracterizando tentativa de terceiro mandato familiar, o que é vedado pela Constituição.
Segundo o Código Eleitoral, a realização de novas eleições é prevista em casos como a nulidade de mais da metade dos votos válidos ou a cassação de registro, diploma ou mandato de candidatos eleitos em pleitos majoritários, independentemente da quantidade de votos anulados.