By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Cientistas criam gelo à temperatura ambiente, sob altíssima pressão 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Cientistas criam gelo à temperatura ambiente, sob altíssima pressão 
outros

Cientistas criam gelo à temperatura ambiente, sob altíssima pressão 

Última atualização: 21 de novembro de 2025 04:00
Published 21 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Cientistas coreanos criam nova fase de gelo ao comprimir água à temperatura ambiente, revelando caminhos inéditos de congelamento  Tecnologia, Água, gelo CNN Brasil

Contents
Leia maisConcreto impresso em 3D absorve 142% mais carbono do que o comumBagres brasileiros conseguem escalar cachoeiras de 4 metros; veja vídeoInstagram anuncia novidades no aplicativo; veja o que mudou“Espremendo” a água para congelá-la à temperatura ambienteO gelo XXI revelado quadro a quadro pelos flashes de raios X

Quem se delicia com um sorvete, ou toma sua bebida preferida com gelo, não tem ideia de que aquelas pedrinhas de água solidificada são apenas a fase I de um complexo diagrama de fases da água que forma, na realidade, mais de 20 fases sólidas diferentes.

Na prática, essas formas exóticas de gelo existem em locais muito específicos como laboratórios (fases II-XV e XIX-XX), no interior de planetas e luas geladas (fases XVI e XVII), nos núcleos de Netuno e Urano (fase XVIII), no interior profundo da Terra (fase VII) e em impactos de meteoritos (diversas fases).

Leia mais

  • Concreto impresso em 3D absorve 142% mais carbono do que o comum

    Concreto impresso em 3D absorve 142% mais carbono do que o comum

  • Bagres brasileiros conseguem escalar cachoeiras de 4 metros; veja vídeo

    Bagres brasileiros conseguem escalar cachoeiras de 4 metros; veja vídeo

  • Instagram anuncia novidades no aplicativo; veja o que mudou

    Instagram anuncia novidades no aplicativo; veja o que mudou

Agora, uma equipe internacional de pesquisadores liderada por cientistas do Instituto Coreano de Pesquisa de Padrões e Ciência (KRISS), na Coreia do Sul, conseguiu identificar e descrever uma nova fase chamada gelo XXI, comprimindo a água a altíssimas pressões, mas sem esfriá-la.

Publicado na revista Nature Materials, o estudo apresenta o gelo XXI, “estruturalmente distinto de todas as fases de gelo observadas anteriormente”, segundo um comunicado. Ele é uma forma metaestável de água sólida, ou seja, se forma rapidamente quando a água é comprimida, mas desaparece assim que as condições mudam.

Embora congelar a água à temperatura ambiente não seja um procedimento comum, o objetivo do estudo não foi apenas produzir “gelo quente”, mas descobrir como e por quais caminhos esse congelamento ocorre. Mais do que encontrar uma rota para formar gelo, os autores queriam entender as condições como a água se reorganiza em diferentes estruturas.

“Espremendo” a água para congelá-la à temperatura ambiente


câmara-de-produção-do-gelo-XXI
O gelo XXI foi produzido nessa câmara, usando células de bigorna de diamante e analisado com os flashes de raios X intensos e ultracurtos do XFEL europeu • XFEL Europeu/Divulgação

Embora nada pareça tão simples quanto colocar um recipiente cheio de moléculas de H2O em um freezer e transformá-las em gelo (à pressão atmosférica terrestre), a água tem propriedades muito estranhas e complexas que ainda intrigam cientistas.

Diferente da maioria dos líquidos, a água apresenta comportamentos totalmente peculiares, como se tornar mais densa até 4°C, mas diminuir essa densidade ao congelar (o que faz o gelo boiar). Mais intrigante é a alteração de suas propriedades térmicas e de viscosidade quando submetida à pressões elevadas.

Para tentar entender essas estruturas intermediárias, os autores criaram condições de alta pressão em instalações de pesquisa europeia, como o XFEL e o PETRA III. Eles usaram células de bigorna de diamante, um dispositivo que “espreme” a água até pressões milhões de vezes maiores que a atmosférica.

No equipamento, a água foi analisada sob pressões de até 2 gigapascais (GPAs), o equivalente a 20 mil vezes a pressão atmosférica normal, durante 10 milissegundos. Isso permitiu a formação de gelo à temperatura ambiente, porém em um sólido mais denso que o gelo comum, cuja estrutura apresenta grandes espaços entre as moléculas.

Em um comunicado, o autor correspondente Geun Woo Lee, do KRISS, explica que “a rápida compressão da água permite que ela permaneça líquida até pressões maiores, onde normalmente já teria se cristalizado em gelo VI”. O passo seguinte foi documentar em detalhes a trajetória molecular da água durante esse breve período.

O gelo XXI revelado quadro a quadro pelos flashes de raios X


A estrutura atômica do gelo XXI se repete periodicamente, criando um padrão tridimensional chamado célula unitária • Yun-Hee Lee et al., Nature Materials, 2025/Divulgação

Para estudar como a água se transforma em gelo sob diferentes pressões, os pesquisadores aplicaram inicialmente 2 GPas durante 1 segundo e repetiram o ciclo. Com flashes ultrarrápidos de raios X do XFEL europeu, eles conseguiram capturar imagens microscópicas da formação do gelo em tempo real.

Depois, usando a linha de luz P02.2, sofisticado instrumento de raios X do acelerador de elétrons PETRA III, na Alemanha, a equipe determinou que o gelo XXI possui uma estrutura cristalina tetragonal, composta por unidades repetitivas relativamente grandes, chamadas células unitárias.

Para Lee, “com os pulsos de raios X exclusivos do XFEL europeu, descobrimos múltiplas vias de cristalização em H2O, que foi rapidamente comprimido e descomprimido mais de mil vezes usando uma célula de bigorna de diamante dinâmica” seguindo trajetórias de pressão controladas.

Segundo a coautora Rachel Husband, da equipe DESY HIBEF, “nossas descobertas sugerem que pode existir um número maior de fases de gelo metaestáveis ​​de alta temperatura e suas vias de transição associadas, potencialmente oferecendo novos insights sobre a composição de luas geladas”.

Mesmo realizado em regimes de pressão muito maiores do que os de aplicações comuns, o trabalho amplia nosso conhecimento da fase sólida da água em condições extremas, muito mais complexas do que se esperava, mesmo à temperatura ambiente, e ajuda a refinar modelos usados em ciência planetária, criogenia, engenharia de materiais e biotecnologia.

Gelo empoeirado pode sustentar vida em Marte, diz estudo

 

You Might Also Like

Maya Massafera surge com aparência assustadora após novos procedimentos estéticos e assusta seguidores; veja vídeo

Musk pede até US$ 134 bi da OpenAI e da Microsoft por “ganhos indevidos” 

Marinho e Kayzer curtem festa juntos em Salvador e reforçam rumores de retomada da parceria em campo pelo Vitória

RESISTÊNCIA! Baiano Leandro entra no BBB 26 após enfrentar Casa de Vidro e mais de 100 horas no Quarto Branco

Lula ironiza plano de Flávio Bolsonaro para 2026: “Não desista”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

VÍDEO: Duas crianças são flagradas pilotando jet-ski em Loreto

16 de novembro de 2025
Gerente do Mavericks defende troca de Doncic e diz não se arrepender 
Remo x Goiás: horário e onde assistir ao jogo da Série B 
Flávio Bolsonaro sai em defesa da candidatura de Carlos ao Senado por SC 
Filha do cantor Flavinho vira musa fitness e ostenta boa forma nas redes sociais; veja cliques
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?