Senador e ex-ministro da Casa Civil disse ainda que presidente é um “homem radical, ultrapassado” Política, -agencia-cnn-, Ciro Nogueira, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) CNN Brasil
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou, nesta quarta-feira (2), o que classificou como discurso de “nós contra eles” feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, o ex-ministro da Casa Civil relembrou a postura do petista na eleição presidencial de 1989, da qual Lula saiu derrotado por Fernando Collor.
“É um discurso que não deu certo com o próprio presidente. Ele utilizou isso, acho que em 1989, e perdeu a eleição. [Lula] Está querendo resgatar esse discurso, que é muito ruim para o Brasil, para a sociedade e para o legado do presidente Lula”, disse Ciro a jornalistas após discursar no XIII Fórum de Lisboa.
Em seguida, o parlamentar declarou que Lula conseguiu sair vitorioso das urnas quando “buscou consenso”, mas que agora o presidente é um “homem radical, ultrapassado”.
“Espero que ele reveja esse posicionamento. Eu não torço para que ele continue isso, não, será muito ruim”, concluiu o senador.
Fórum de Lisboa
O Fórum de Lisboa reúne autoridades, juristas e especialistas para debater os desafios do Estado contemporâneo. É realizado anualmente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Faculdade de Direito de Lisboa (FDUL) e pela FGV Justiça.
Nesta edição, o evento pauta o tema “O Mundo em Transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.
As discussões giram em torno dos impactos da era digital e da inteligência artificial na governança, nas políticas públicas e nos direitos fundamentais, buscando entender como o Direito pode equilibrar inovação com desenvolvimento sustentável.