Presidente dos EUA citou capital federal do Brasil ao anunciar intervenção federal na segurança da capital americana Distrito Federal, -agencia-cnn-, Brasília, Homicídio, Washington D.C. CNN Brasil
A capital federal Brasília fechou 2024 com taxa de homicídios inferior à de Washington, capital dos Estados Unidos. O Distrito Federal registrou 6,94 vítimas para cada 100 mil habitantes — o menor índice em 48 anos — enquanto Washington teve 27,3 vítimas por 100 mil habitantes no mesmo ano, segundo dados oficiais.
A comparação ganhou destaque após o presidente americano, Donald Trump, citar Brasília ao anunciar intervenção federal na segurança de Washington. Durante coletiva na Casa Branca, ele afirmou que a cidade americana “tem taxa de homicídios maior que a de alguns dos piores lugares do planeta”.
“O número de roubos de carros [em Washington] dobrou nos últimos 5 anos e o número de sequestros relâmpagos mais que triplicou. Os homicídios em 2023 atingiram a maior taxa, provavelmente de todos os tempos”, alegou Trump.
Trump exibiu um gráfico que colocava Washington com 41 homicídios por 100 mil habitantes, número corrigido posteriormente pela Casa Branca para 27,3. No mesmo material, Brasília aparecia com 13 homicídios por 100 mil — dado que diverge do balanço da Secretaria de Segurança Pública do DF.
O balanço da pasta apontou que, em 2024, foram registrados 6,8 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, índice mais baixo desde 1977, que teve 14 po 100 mil, portanto a menor taxa desse tipo de crime em 48 anos.
Em relação à criminalidade em Washington, a CNN apurou que, até o momento em 2025, os números totais de crimes são menores do que em 2024, de acordo com uma comparação preliminar feita pelo Departamento de Polícia Metropolitana de Washington — seguindo uma tendência semelhante de queda nas taxas de criminalidade nas principais cidades dos EUA.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo