By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Citroën C3 tem peça perdida na revisão e está mais econômico e barulhento aos 60.000 km
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Citroën C3 tem peça perdida na revisão e está mais econômico e barulhento aos 60.000 km
outros

Citroën C3 tem peça perdida na revisão e está mais econômico e barulhento aos 60.000 km

Última atualização: 20 de fevereiro de 2025 17:01
Published 20 de fevereiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em outros tempos, o nosso Citroën C3 iria para o desmonte agora. Mas, como o teste agora vai até os 100.000 km, ele foi direto para a revisão de 60.000 km na Citroën Maggi de Itu (SP), onde agendamos o serviço via WhatsApp. Às vésperas da revisão, nosso C3 estava esquisito: “Após duas horas estacionado, morreu duas vezes na partida e na terceira chegou a falhar, o que voltou a acontecer na manhã seguinte”, relatou o editor Henrique Rodriguez.

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Teste – Citroën C3 First EditionCitroën C3 – 65.108 km

O serviço de 60.000 km contempla a troca da correia de acessórios (o motor Firefly usa corrente de comando, afinal), além da troca do óleo e de todos os filtros. Por R$ 1.312, é a segunda mais cara do plano de revisão (a de 40.000 km troca as velas e custa R$ 1.626). O orçamento ainda sugeria limpeza do motor, oxi-sanitização e higienização do ar-condicionado, mas negamos. Porém, pedimos a inclusão de alinhamento, balanceamento e rodízio (R$ 146). No total, essa revisão custou R$ 1.458.

  • Relacionadas
  • Longa DuraçãoFaróis do Citroën C3 quebram sozinhos e são trocados em garantia4 fev 2025 – 11h02
  • Longa DuraçãoNosso Citroën C3 continua sem solução para faróis e tremelique no motor31 dez 2024 – 09h12
  • Longa DuraçãoNosso Citroën C3 chega aos 50.000 km com faróis quebrados e tremedeira6 dez 2024 – 08h12

O carro ficou pronto 20 minutos mais cedo. E não houve nenhum alerta sobre a condição dos freios, que a Citroën Faberge disse, na parada dos 50.000 km, que acabariam antes dos 60.000 km. O que achamos estranho.

Longa C3
<span class=”hidden”>–</span>Leonardo Barboza/Quatro Rodas

“Assim que fui organizar as coisas, reparei que a revisão não estava carimbada e retornei. O consultor se desculpou por ter esquecido”, conta o piloto de testes Leonardo Barboza.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Mas os problemas continuaram a aparecer. Na conferência dos serviços, reparamos que o rodízio só foi feito de um lado e que o duto que leva o ar da grade à caixa do filtro de ar do motor sumiu. Entramos em contato na manhã seguinte e, pasmem, o consultor disse que não haviam mexido no local e que o mecânico não havia reportado a falta da peça. Contestamos, pois trocaram o filtro do motor. Então ele disse que a peça poderia ter sido retirada na revisão anterior, informando que uma nova custaria R$ 148. Protestamos novamente, mas desta vez com imagens feitas dias antes que mostravam o duto em seu devido lugar. Sem contra-argumentar, ele disse que levaria o caso para a “gestora”. No dia seguinte, tivemos o retorno autorizando a reposição da peça.

Longa C3
Duto que coleta o ar na grade sumiu na revisão, mas depois a oficina instalou uma peça novaLeonardo Barboza/Quatro Rodas

De volta à Itu, para recolocarem o duto, aproveitamos para pedir a nota fiscal da revisão – que não havia sido enviada e, até o fechamento desta edição, ainda não chegou.

Continua após a publicidade

As cabeçadas ao dar a partida no motor continuaram a ocorrer. Mas a regra é refazer os testes de desempenho e o consumo aos 60.000 km, para saber como o motor 1.0 6V Firefly está evoluindo e, também, entender o desgaste de outros componentes.

Longa C3
Medição de ruído com o carro parado é feita em ponto morto e na rotação máximaFernando Pires/Quatro Rodas

Indo direto ao ponto, o motor está com mais fôlego agora, aproveitando melhor seus 75 cv e 10 kgfm. O tempo de 0 a 100 km/h baixou 0,4 s e agora é 16,8 s. As retomadas também foram mais rápidas, como você pode ver na tabela ao lado. Mesmo com o desgaste esperado, os freios estão atuando melhor: de 100 a 0 km/h, o carro percorre 40,75 m, uma redução de 2 m na distância de frenagem, nessa prova.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

O consumo está mais comedido: passou de 14,1 para 15,3 km/l em regime urbano e de 16,6 para excelentes 17,9 km/l na estrada, com gasolina. Só ratifica nossos registros mensais de consumo: o C3 é o carro mais econômico no teste de Longa Duração em anos – desde os tempos do Toyota Prius, que era híbrido.

Longa C3
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Para a surpresa de ninguém, onde o C3 está pior é no que diz respeito ao ruído do motor. O decibel é uma escala em projeção geométrica, então os 4,3 dB a mais em ponto morto é bastante significativo. Em rotação máxima parado, o aumento foi de 5,1 dB. Nas medições em movimento, onde vento e pneus interferem, o aumento foi de 2 dB. Isso certamente tem relação com o barulho e a vibração do três-cilindros, que seguem sem solução em nosso carro porque, dizem as oficinas, é “normal em algumas unidades” do C3.

Isso é o que mais tem prejudicado a popularidade do carro entre os motoristas da equipe, além do desconforto nos bancos.

Continua após a publicidade
Citroën C3 Longa Duração
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Nosso C3 apresentou mais um defeito neste início de ano: a ventilação do sistema de ar-condicionado só está funcionando nas velocidades 1 e 4. Aconteceu de um dia para outro, em pleno verão. Isso pode indicar a queima da resistência do ventilador, responsável por controlar a velocidade, mas deixaremos o diagnóstico definitivo para uma concessionária.

Teste – Citroën C3 First Edition

C3
1.505 km
c3
64.024 km
0 a 100 km/h (s) 17,2 16,8
0 a 1.000 m (s) 38,3 38,1
40 a 80 km/h (s) 9,9 9,2
60 a 100 km/h (s) 17,7 14,8
80 a 120 km/h (s) 43,6 38,3
Cons. urbano (km/l) 14,1 15,3
Cons. rodoviário (km/l) 16,6 17,9
Ruído int. Neutro/RPM máx. 44,1/66,5 dBA       50,4/71,6 dBA
Ruído int. 80/120 km/h 65,7/70,5 dBA 67,8/72 dBA

Citroën C3 – 65.108 km

Versão: First Edition 1.0
Motor: 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 6V, aspirado, 75/71 cv a 6.000 rpm, 10,7/10 kgfm a 3.250 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Seguro: R$ 1.824 (Perfil Quatro Rodas)
Revisões:
Até 100.000 km – R$ 9.264
Gastos no mês: Combustível: R$ 4.169
Revisão: R$ 1.312
Alinhamento: R$ 146
Consumo: No mês: 12,4 km/l com 39,1% de rodagem na cidade
Desde abril/23:  13,5 km/l com 34,5% de rodagem na cidade
Combustível: flex (gasolina)

 

Publicidade

You Might Also Like

Abiove aciona STF contra lei do Maranhão que restringe incentivo a políticas sustentáveis

Mulher é presa com 3 kg de pasta base de cocaína em ônibus na Bahia

Saiba qual é o impacto de dormir com a televisão ligada

Suspeito de matar motorista durante briga de trânsito é capturado pela polícia

Papa Leão XIV reza por vítimas de ataque em escola da Áustria 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Lateral português enaltece chance no São Paulo: “clube enorme” 

3 de fevereiro de 2025
Lula participará de jantar oferecido por Putin nesta quinta-feira (8) 
Quem é a mulher de Águas Claras presa nos EUA por associação criminosa
Zé Ronaldo garante que não vai disputar eleições de 2026
“Beleza Fatal”: web reage ao final da novela e cenas geram memes 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?