By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Clássicos: este é o VW Fusca 1500, mas pode chamar de Fuscão
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Clássicos: este é o VW Fusca 1500, mas pode chamar de Fuscão
outros

Clássicos: este é o VW Fusca 1500, mas pode chamar de Fuscão

Última atualização: 20 de janeiro de 2025 09:00
Published 20 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe
O VW 1500 estreou com novo para-choque de lâmina única
<span class=”hidden”>–</span>Acervo/Quatro Rodas

Desde 1962, o Fusca liderava o mercado, com seu modesto motor 1200 refrigerado a ar. De 1967 em diante, ele já era mais potente, usando o motor 1300. Ao mesmo tempo, com as opções mais fortes rodando em Kombi, Karmann Ghia e “Zé do Caixão”, era natural que o Fusca ganhasse mais fôlego.

  • Relacionadas
  • NotíciasGrandes brasileiros: Volkswagen Kombi Luxo13 out 2016 – 21h10
  • ClássicosVW Brasília LS foi o último suspiro do motor a ar contra Gol e Chevette17 fev 2024 – 11h02
  • ClássicosVolkswagen Fusca 1300 GL, o primeiro (e mais obscuro) modelo de luxo25 nov 2023 – 00h11

Enfim o Sedan 1500 foi lançado, em agosto de 1970. Basicamente, era uma junção de peças da prateleira da própria VW. O motor vinha da Kombi. As rodas de quatro furos e calotas achatadas eram as do “Zé”, TL e Variant, assim como a medida da bitola, mais larga. Para frear, disco na frente era opcional. Além da bitola, colaborava para diminuir a tendência a sair de traseira a barra compensadora.

Em seu primeiro teste pela QUATRO RODAS, publicado na edição 123, de outubro de 1970, era alvo de elogios seu comportamento mais neutro. Porém, em parte devido à suspensão dianteira mais alta e reforçada, a tendência passava a ser de sair de frente, dificultando o contorno de curvas mais rápidas.

Volkswagen Fusca 1500

O maior torque também fazia uma sonora diferença. Para a cidade, mostrava-se mais animado que o 1300, ainda que, na realidade, o desempenho geral não fosse assim tão além.

Continua após a publicidade

Esteticamente, também se aproximava do equivalente alemão, que aposentava o motor 1500 naquele mesmo ano. Era a vez do pára-choque de lâmina única e novas lanternas, logo chamadas de “canoa”. Internamente, contava com bancos semelhantes aos da Variant, mais anatômicos e de menor espessura.

Fusca-1500-modelo-1973-da-Volkswagen

Ainda que tivesse batismo oficial, o que pegou foi o apelido: Fuscão, assim chamado já pelo pessoal do chão de fábrica e nome que a publicidade adotaria mais tarde. Mais bem-acabado e potente, a diferença de preço era mínima: 13.186 cruzeiros, ante os 12.671 cruzeiros do 1300, em 1970.

Isso valeu o boato de que o fim do Fusca menos dotado estaria próximo. Fazia sentido. Respaldados pelo melhor custo-benefício, 4.444 carros foram produzidos já no mês de estréia. Em 1971, foram vendidos 3,7 VW 1500 para cada 1300.

Continua após a publicidade

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Para mantê-lo competitivo, a linha 1973 estreava novo desenho de pára-lama dianteiro, mais tampa traseira com 28 aberturas – 18 a mais. Também surgia uma versão básica, com a mesma estética do 1300, mas que vendeu pouco. As mudanças não evitaram que o Fuscão sentisse os efeitos de uma concorrência mais moderna, que estreava Chevette e Dodge 1800, além de, dentro da própria casa, haver a Brasilia.

Painel-do-Fusca-1500-modelo-1973-da-Volkswagen---4

Ainda assim, em 1974, com leves alterações, seguia à frente dos rivais mais avançados, mas perdia em vendas para o 1300. A crise do petróleo não explica esse declínio, pois a Brasilia manteve vendas estáveis, apesar do preço maior que o do 1600S (Superfuscão) lançado naquele ano.

Continua após a publicidade

Como reflexo disso, em 1975 o Fuscão entrava em seu último ano de vida. Um 1600 básico foi lançado como opção ao 1500. Consumo e desempenho melhoravam com o motor de dois carburadores. Com freios a disco de série e rodas aro 14 de seis furos, ele substituiu o Fuscão e o 1600S.

Rádio-no-painel-do-Fusca-1500-modelo-1973-da-Volkswagen

Mesmo fora de linha e sem qualquer status de colecionável, o VW 1500 faria história pela voz de Almir Rogério. Em 1981, a música Fuscão Preto era uma das responsáveis por mais de 1,5 milhão de discos vendidos. A rara cor de Fuscão também renderia um filme no ano seguinte e, em 1994, a canção, já cult, seria traduzida para o inglês macarrônico de Falcão e renomeada Black People Car.

Porta-malas-do-Fusca-1500-modelo-1973-da-Volkswagen

Continua após a publicidade

Depois de 419.433 unidades produzidas, o Fuscão volta a ser valorizado e os raros carros em perfeito estado passam a ter vaga garantida em exposições. É o caso do modelo 1973 verde hippie mostrado acima, há seis meses em posse do taxista aposentado Francisco Pereira da Silva e que tem hoje apenas 50.000 quilômetros originais.

Teste QUATRO RODAS – janeiro de 1973
0 A 100 km/h 26,1 s
Velocidade máxima 128,57 km/h
Frenagem 80 km/h a 0 29,1 m
Consumo 7,1 (cidade) 9,8 km/l (estrada)
Preço (dezembro de 1972) CR$ 16.927
Preço (atualizado R$ 113.423
Ficha técnica – Fusca 1500
Motor tras., 4 cilindros contrapostos, 1.493 cm3, refrigerado a ar, carburador de corpo único  Solex H 30 PIC, 83 x 69 mm, 6,8:1, 52 cv a 4.600 rpm, 10,3 mkgf a 2.600 rpm
Câmbio manual, 4 marchas, tração traseira
Suspensão independente com barras de torção transversais em feixe(diant.) / independente, semi-eixos oscilantes, barras de torção(tras.)
Freios tambor nas 4 rodas
Direção setor e rosca sem-fim
Rodas e pneus aço estampado, aro de 15 polegadas e tala de 4,5, pneus 5,6×15
Dimensões comprimento, 402 cm; altura, 150 cm; largura, 154 cm; entre-eixos, 240 cm; peso, 820 kg; altura livre do solo, 15,2 cm

 

Publicidade

You Might Also Like

Filho de Gugu Liberato abre acervo do pai com 30 mil itens e registros inéditos: “História viva”

URGENTE: Bar tradicional “O Cravinho” é interditado por suspeita de bebidas adulteradas em Salvador

Homem é espancado com pedaço de pau e ameaçado após furto em Salvador: ‘Na próxima vamos furar sua cara’; assista

Licenciamento ambiental como efetivação do desenvolvimento sustentável

BYD tem “livre condução para escolher os seus fornecedores”, diz vice-presidente da BYD após protestos

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Corredor baiano que teve perna amputada anuncia nova fase de vida após acidente; confira

12 de setembro de 2025
Lula faz revelação surpreendente sobre queda em que bateu a cabeça
Dançarinos de Lady Gaga curtem o Rio antes de show 
TJ determina a perda de delegação da Oficiala do Cartório de Registro de imóveis de cidade baiana; confira
Ana Maria Braga comete gafe absurda durante reality culinário; confira
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?