Franquia planeja inaugurar novo centro de treinamento em um complexo de 19.510 m² no ano que vem Basquete, Cleveland Cavaliers, CNN Esportes, NBA, outros esportes CNN Brasil
O ano de 2007 foi memorável para o Cleveland Cavaliers. Sob a liderança do jovem mas já estelar LeBron James, escolhido na posição número 1 do lendário draft de 2003, a franquia do Nordeste de Ohio conquistou o título da Conferência Leste pela primeira vez.
Mas não é apenas esse o motivo que transforma aquele ano em histórico. Em 2007, foi inaugurado o Cleveland Clinic Courts, centro de treinamento em Independence, na região metropolitana da cidade, considerado um dos melhores e mais modernos do mundo dos esportes naquele momento.
São cerca de 4.600 m² que seguem impressionando, mesmo quase duas décadas depois. Logo na entrada, um painel com lances memoráveis do jogo 7 da Final de 2016, que terminou com o título inédito sobre o Golden State Warriors, é adornado com todos os troféus já conquistados pelos Cavs.
O visitante rapidamente percebe que está chegando a uma franquia que se acostumou a brigar entre os melhores neste século. Estão ali os troféus do Leste de 2007, 2015, 2016, 2017 e 2018, o da NBA de 2016 e o da Summer League de 2023.
A sala de vídeo também é imponente, com “poltronas espaçosas e confortáveis, mas nem tanto, para evitar que os jogadores tirem uma soneca”, brinca o guia que acompanhou a CNN Brasil na visita ao CT. A academia, o vestiário, as piscinas… tudo indica que o foco são as vitórias.
As estrelas do espaço, porém, são as duas quadras, idênticas, uma do lado da outra. No teto, mais uma indicação de que a história ali está em construção, mas precisa também ser celebrada: de um lado, vê-se as camisas já aposentadas pela franquia; do outro, os banners dos títulos de Conferência e de Divisão; ao centro, o da conquista da NBA, em 2016.
Num corredor ali perto, fotos dos elencos das últimas temporadas enfeitam as paredes — a que chama mais atenção, obviamente, é a do time de 2016. Essa história de sucesso, porém, vai ganhar novos capítulos em 2027.
No ano que vem, os Cavs pretendem inaugurar um novo CT, o Cleveland Clinic Global Peak Performance Center, no centro de Cleveland, próximo a outras praças esportivas da cidade, como a casa da franquia, a Rocket Arena.
-
1 de 7Cleveland Clinic Global Peak Performance Center, novo centro de treinamento dos Cavs, tem inauguração prevista para 2027 • Divulgação/Cleveland Cavaliers
-
2 de 7Atualmente, franquia utiliza o Cleveland Clinic Courts, inaugurado em 2007 • Divulgação/Cleveland Cavaliers
-
3 de 7Novo CT estará em um complexo com cerca de 19.510 m², situado às margens do rio Cuyahoga • Divulgação/Cleveland Cavaliers
-
-
4 de 7Novo espaço não abrigará apenas o CT dos Cavaliers, mas também empreedimentos em hotelaria, comércio e entretenimento • Divulgação/Cleveland Cavaliers
-
5 de 7Complexo estará próximo a outras praças esportivas de Cleveland, como a Rocket Arena, casa dos Cavs • Divulgação/Cleveland Cavaliers
-
6 de 7Imagem do projeto do Cleveland Clinic Global Peak Performance Center, novo CT dos Cavs • Divulgação/Cleveland Cavaliers
-
-
7 de 7Imagem do projeto do Cleveland Clinic Global Peak Performance Center, novo CT dos Cavs • Divulgação/Cleveland Cavaliers
O novo CT vai estar dentro de um complexo de cerca de 19.510 m², situado às margens do rio Cuyahoga e que deverá ser ocupado com empreendimentos de hotelaria, comércio e entretenimento na busca por ter atividades durante 18h diárias.
O Cleveland Clinic Courts, por outro lado, não será abandonado. Pelo contrário. Vai ajudar a construir uma nova história. Afinal, vai ser o CT do futuro time de Cleveland na WNBA.
A cidade já teve uma franquia na principal liga de basquete feminino, o Rockers, entre 1997 e 2003. A partir da temporada 2028, voltará a ter uma equipe, cujo nome ainda será revelado.

*O jornalista viaja a convite da NBA Brasil

