Serviço já havia apresentado instabilidade no último mês Tecnologia, Aplicativos, Internet CNN Brasil
A Cloudflare saiu do ar novamente no início da tarde desta sexta-feira (19), causando instabilidade em alguns sites e aplicativos que utilizam a rede para operar na internet.
A empresa informou em seu site oficial, por volta de 12h (horário de Brasília), que estava “investigando problemas intermitentes com o desempenho da rede” e que os clientes poderiam “observar erros inesperados”.
Uma atualização mais recente, publicada às 14h35, afirma que “uma correção foi implementada e estamos monitorando os resultados”.
Alguns picos de reclamações sobre instabilidade na Cloudflare foram registrados na manhã desta sexta no Downdetector, plataforma que monitora problemas em sites e aplicativos. O maior número de reclamações foi registrado por volta das 8h45 e depois por volta de 12h00.
Alguns outros serviços que utilizam Cloudflare também registraram reclamações de instabilidade, como Discord, X, YouTube, alguns aplicativos de banco e outros.
Instabilidade recorrente
A rede, considerada uma das maiores do mercado, saiu do ar algumas vezes nos últimos meses.
Em 18 de novembro, diversas plataformas foram afetadas por falhas na Cloudflare, como o X (antigo Twitter), ChatGPT, Amazon e Canva, segundo dados da ferramenta Down Detector.
Fundada em 2009, a empresa americana é especializada em infraestrutura da internet e oferece serviços de segurança, performance e confiabilidade para sites e aplicativos, atuando como uma espécie de intermediário entre o navegador do usuário e o servidor do site que está sendo acessado.
“Ele organiza o tráfego, acelera o carregamento das páginas e protege contra ataques. Quando uma pessoa acessa um site ela passa pelo servidor da rede global do Cloudflare, que tem servidores no mundo todo, faz cache [salva uma cópia] de conteúdos e filtra tráfego malicioso”, descreve Muniz.
Seu sistema funciona por meio de uma CDN, ou seja, Rede de Distribuição de Conteúdo, espalhando cópias de dados para diversos servidores pelo mundo. A ação permite reduzir o tempo que uma informação demora para chegar de um ponto ao outro.
iFood e Uber iniciam parceria que integra apps; veja como funciona

