Além do músico, Milton Nascimento também era um dos principais criadores do grupo Entretenimento, #CNNPop, Lô Borges, Milton Nascimento, Música CNN Brasil
Na década de 1960, nomes como Milton Nascimento, Toninho Horta, Wagner Riso, Beto Guedes, Márcio Borges e Lô Borges – que faleceu na noite do último domingo (2), aos 73, por falência múltipla de órgãos – criavam o movimento batizado de Clube da Esquina.
Os músicos se conheceram em Minas Gerais, em um momento especial onde todos se encontravam em Belo Horizonte. O pontapé inicial se deu em 1963, quando Bituca se mudou para o mesmo edifício em que morava a família Borges. Em busca de novas amizades, ele se aproximou de Lô e seus irmãos.
Segundo Lô, o primeiro contato com Milton foi como uma conexão mágica. Em entrevista no “Conversa com Bial”, ele conta que desceu para comprar pão, mas não chegou à padaria, já que, no quinto andar, foi atraído por uma música. Ao encontrar a origem do som, se deparou com Nascimento.
“Eu estava descendo, minha mãe tinha me pedido para comprar pão e leite para o café da tarde, e eu me deparei com um som absurdamente fantástico. Era um falsete vocal, uma voz e violão muito bonito. A medida que eu vou descendo, me aproximei e fui sendo seduzido e dei de cara com o Bituca”, recordou.
Depois, Milton conheceu os irmãos de Borges, criando laços rapidamente. Juntos, eles conversavam sobre música, compartilhando suas respectivas experiências. Os encontros aconteciam na esquina das ruas Divinópolis e Paraisópolis, o que fez com quem se intitulassem Clube da Esquina.
Embora o movimento tenha surgido em 1960, somente na década de 1972, Milton e Lô colaboraram juntos, quando lançaram, em parceria com os músicos mineiros, o disco duplo, “Clube da Esquina”, assinado com a gravadora EMI-Odeon. Anos mais tarde, em 1978, Nascimento lançou o segundo álbum, com novos integrantes como Flávio Venturini e Murilo Antunes.
Recorde músicas do Clube da Esquina
“Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”
“Tudo O que Você Podia Ser”
“O Trem Azul”
“Paisagem Da Janela”
“Saídas E Bandeiras Nº 2”
E mais: famosos lamentam morte de Lô Borges.
Milton Nascimento é uma “divindade musical” brasileira, diz NYT

