Mobilização reúne as 19 federações estaduais e 1.814 hospitais filantrópicos em esforço conjunto pela ampliação do acesso à saúde Saúde, Cirurgia, filantropia CNN Brasil
O Mutirão Nacional de Cirurgias dos Filantrópicos acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro em mais de 1.800 hospitais do país. A iniciativa terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em visita a um dos hospitais participantes.
Além disso, já foi confirmada a validação conjunta, em reunião com Ministério da Saúde, CONASS, CONASEMS e mais de 100 gestores estaduais e municipais, para que os hospitais filantrópicos possam utilizar suas filas próprias de cirurgias eletivas como base para organização e execução dos procedimentos durante o mutirão.
A iniciativa da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB, em parceria com o Ministério da Saúde, Governo Federal, CONASS, CONASEMS e federações estaduais, nasce de um movimento de cooperação que reúne gestores públicos, equipes hospitalares e lideranças da rede filantrópica.
Em muitos municípios do interior, instituições como as Santas Casas são a única porta cirúrgica disponível. O presidente da CMB, Mirócles Véras, destaca que esta mobilização conjunta reforça o papel histórico do setor na saúde pública brasileira.
“O mutirão simboliza o esforço coletivo de uma rede que sempre esteve presente no cuidado à população. Quando unimos gestores, profissionais de saúde e instituições em torno de um propósito comum, mostramos a importância e a capacidade de contribuição do setor filantrópico para o país. Estamos comprometidos em colaborar para que esta ação seja bem-sucedida e traga benefícios reais aos pacientes”, afirma.
A iniciativa integra o programa “Agora Tem Especialistas”, voltado ao fortalecimento da assistência especializada no país.
Nos dias 13 e 14 de dezembro, os hospitais participantes estarão preparados para realizar procedimentos eletivos diversos: de menor, média ou maior complexidade, conforme a capacidade e organização de cada instituição.
Na cerimônia do FIIS, na quarta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, dedicaram parte de seus discursos para reforçar a importância da iniciativa.
Lula afirmou que o programa Agora Tem Especialistas é “uma obsessão” do governo, por garantir que “ninguém espere meses por uma consulta ou cirurgia”, e agradeceu diretamente às Santas Casas e aos hospitais filantrópicos pelo engajamento no mutirão.
Padilha destacou que a participação da rede filantrópica permitirá “o maior mutirão de cirurgias já organizado pelo SUS”, ressaltando que as Santas Casas “têm aberto cada vez mais suas portas para ampliar o acesso da população”.
Blefaroplastia: entenda a cirurgia plástica mais realizada no mundo

