Enteidades que representam os CFOs são contrárias ao projeto que acaba com obrigatoriedade de autoescolas para obter a CNH Auto, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) CNN Brasil
A proposta da obtenção da CNH sem autoescola segue provocando polêmica no mundo automotivo. Nesta quarta-feira (13), entidades que representam os Centros de Formação de Condutores (CFOs) realizaram um protesto em Brasília contra o projeto do Ministério dos Transportes. A categoria é contrária às mudanças no sistema de aprendizagem de novos motoristas e obteve ainda apoio para abertura de uma frente parlamentar para discutir o assunto.
Segundo a Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto) a manifestação reuniu cerca de 400 carros de autoescolas e 1.000 instrutores e profissionais do segmento. A carreata concentrou no Eixo Monumental e seguiu até a Esplanada dos Ministérios, sobretudo na pasta de Renan Filho, titular dos Transportes.
“Conseguimos aqui em Brasília uma votação expressiva na CVT (Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados) para a audiência pública, já que a gente não estava tendo diálogo com o governo federal, com o Ministério de Transportes. Então nosso objetivo foi conquistado: a partir de agora é construir um novo modelo de informação de condutores, sem burocracia, mais barato e mais acessível para todo mundo”, comemorou Ygor Valença, presidente da Feneauto.
Segundo a entidade, uma Frente Parlamentar será criada em favor das autoescolas. O lançamento será também nesta quarta, no Plenário 13 Marília Chaves Peixoto da Câmara dos Deputados.
Abaixo o vídeo completo do presidente da Feneauto:
A CNN entrou em contato com o Ministério dos Transportes, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. Quando eles nos retornarem, atualizaremos este texto com seu posicionamento.
Como será o funcionamento do novo modelo
O projeto preserva as exigências do Código de Trânsito Brasileiro, como a realização dos exames teóricos e práticos aplicados pelos Detrans, além das avaliações médicas e psicológicas obrigatórias. A principal alteração está no formato da preparação: o candidato poderá escolher entre fazer o treinamento em autoescolas convencionais ou por meio de cursos online disponibilizados na plataforma do governo.
A proposta também abre espaço para que a parte prática seja conduzida por instrutores autônomos credenciados, sem a necessidade de vínculo com uma autoescola. Nesse novo formato, as atuais 45 horas de aulas teóricas presenciais e 20 horas de prática obrigatória deixariam de seguir os mesmos padrões vigentes.
Como é hoje para tirar a CNH pelas autoescolas e como pode ficar

