Na passagem de janeiro para fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) manteve-se abaixo de 50 pontos
Este conteúdo foi originalmente publicado em CNI: indústria sinaliza falta de confiança e alerta sobre investimentos no site CNN Brasil. Macroeconomia, CNI, CNN Brasil Money, economia, Indústria CNN Brasil
Empresários da indústria consultados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) demonstraram pessimismo pelo segundo mês consecutivo. Na passagem de janeiro para fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) manteve-se em 49,1 pontos.
Quando o indicador fica abaixo de 50 pontos, indica que os empresários consideram que as condições atuais são piores do que há seis meses.
Na avaliação da especialista em Políticas e Indústria da CNI, Cláudia Perdigão, o pessimismo dos empresários impacta as decisões de negócio do setor industrial, somado à desaceleração dos investimentos.
“Em um cenário de baixa confiança, espera-se desaceleração de investimentos. Após 2024 registrar evolução muito positiva deste indicador, essa queda na confiança pode impactar o andamento dos projetos que não foram executados no ano passado e ficaram para 2025. Isso acende um sinal de alerta para os próximos meses”, diz.
No período, o Índice de Condições Atuais subiu 0,2 ponto, para 44,4 pontos. Já o Índice de Expectativas segue em 51,5 pontos, o que demonstra que os empresários têm perspectivas positivas para os próximos seis meses.
O ICEI é uma pesquisa mensal da CNI que mede a confiança dos empresários da indústria. Foram consultadas 1.108 empresas do setor, das quais são 447 de pequeno porte, 414 de médio porte e 247 de grande porte. A pesquisa foi realizada entre 3 e 7 de fevereiro de 2025.
Este conteúdo foi originalmente publicado em CNI: indústria sinaliza falta de confiança e alerta sobre investimentos no site CNN Brasil.